Capacitação

Capacitação Profissional – Inscrições Abertas

Compartilhe essa matéria:

Abertas inscrições para os cursos e oficinas do Programa de Capacitação para os Empreendedores, Micro e Pequenas Empresas, ministrados pelo SEBRAE

Com a finalidade de valorizar e capacitar o comércio local, a Prefeitura de Maricá através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico abriu o cadastro para os cursos e oficinas do Programa de Capacitação para os Empreendedores, Micro e Pequenas Empresas, ministrados pelo SEBRAE.

O cadastro para realizar as inscrições abriu na quinta-feira (22/08) e segue até o dia 18 de dezembro. No entanto, os cursos e oficinas terão início no dia 05 e setembro e terminam em dezembro de 2019. Os cursos e oficinas do Programa Capacitação oferecidos são gratuitos e as vagas limitadas. O calendário de cursos para 2020 será divulgado no final do ano.

Como se inscrever

Para se cadastrar é necessário realizar a inscrição através do site, colocando o CPF ou o CNPJ do candidato à vaga. Sobretudo, será realizado apenas um cadastro por documento. No entanto, será necessário que o candidato comprove residência na cidade de Maricá.

Então, após a inscrição, será feita uma análise para assegurar a vaga, de acordo com o descrição do público alvo sinalizado em cada curso. Embora, no ato da inscrição, seja pedido que o candidato faça um breve histórico profissional. Pois, caso haja necessidade, o candidato poderá ser remanejado para um curso que se encaixe melhor com o seu perfil profissional.

Entretanto, se o candidato quiser realizar a inscrição pessoalmente, será preciso dirigir-se ao trailer estacionado no Cine Teatro Henfil. Assim, poderá também tirar dúvidas e obter mais informações. O Cine Henfil fica situado à R. Alferes Gomes, 390 – Centro, Maricá. Logo após a realização do cadastro, é necessário que o candidato aguarde a ligação para confirmar a vaga.

 
CURSOS PARA MEI

Os cursos de capacitação para Microempreendedor Individual (MEI) serão realizados no Polo de Qualificação Profissional, em Itaipuaçu. O Polo fica situado à Av. Carlos Marighella, n°160, lote 01, quadra 14, ao lado esquerdo da Praça do Ferreirinha. Assim, os cursos do Programa Capacitação aplicados nesta área são:

  • SEI EMPREENDER
    Este curso será realizado no dia 05/09 de 13h às 17h. Com o objetivo de contribuir para a compreensão dos princípios do empreendedorismo, levando o microempreendedor individual a conhecer melhor seu potencial empreendedor, a planejar suas ações e a tomar decisões sobre seu negócio de forma consciente e responsável.
  • SEI PLANEJAR
    Este curso vai ser ministrado no dia 12/09 de 13h às 17h. O objetivo é proporcionar aos Microempreendedores Individuais conhecimento sobre as estratégias mais adequadas para realizar boas compras e manter uma boa relação com os fornecedores. Negociando qualidade, preços e prazos de pagamentos favoráveis às necessidades dos clientes e ao aumento da lucratividade da empresa.
  • SEI COMPRAR
    O curso vai ser realizado no dia 19/09 – 13h às 17h. Ele faz com que o microempreendedor individual compreenda a importância do planejamento para que a atividade gere resultados satisfatórios quanto às suas expectativas e metas, conscientizando-os de que o planejamento de ações contribui para o aumento de vendas de seus produtos e serviços com qualidade e preços atrativos, permitindo: o domínio do processo de organização do seu negócio e a aplicação das ferramentas de planejamento para melhorar o desempenho do empreendimento, com aumento de competitividade, de modo sustentável.
  • SEI VENDER
    Ele será ministrado no dia 26/09 – 13h às 17h. Capacitar o microempreendedor individual na formação de preço do produto ou serviço. Compreender a maneira adequada de formar preços para o seu negócio. Entendendo conceitos financeiros para aplicar na realidade da  empresa.

 

CURSOS PARA GASTRONOMIA

O Programa de Capacitação possui também cursos voltados para a área de Gastronomia. No entanto, estes ainda não tem o local definido a ser ministrado as aulas. Mas, os interessados podem escolher o melhor curso e realizar a inscrição. A saber, quando estiver definido o local, o aluno será informado.

  • GESTÃO FINANCEIRA BÁSICA

    O curso será ministrado nos dias 07, 08 e 09/10 de 13h às 17h. Ele Auxilia o empresário na estruturação e implantação de um modelo/processo de gestão financeira simples e adequado às exigências desse mercado.

  • GESTÃO FINANCEIRA AVANÇADA

    Ele será realizado nos dias 15 e 16/10 de 13h às 17h. Com a finalidade de auxiliar o empresário nas interpretações das informações financeiras e dos  indicadores de desempenho, a partir do fluxo de caixa, do demonstrativo de resultados e do balanço patrimonial, para a tomada de decisão a respeito das oportunidades de melhorias.

  • GESTÃO DE ESTOQUE PARA BARES E RESTAURANTES

    Este curso será ministrado nos dias 22, 23 e 24/10 de 13h às 17h. Tem o objetivo de auxiliar o empresário nas interpretações das informações financeiras e dos  indicadores de desempenho, a partir do fluxo de caixa, do demonstrativo de resultados e do balanço patrimonial, para a tomada de decisão a respeito das oportunidades de melhorias.

  • OFICINA LIDERANÇAS – HOSPITALIDADE À MESA

    O curso será nos dias 29 e 30/10 de 13h às 17h. Tem o intuito de proporcionar ao empresário (líder) a reflexão e definição dos Princípios da Hospitalidade no Atendimento.

  • CURSO EQUIPES – HOSPITALIDADE À MESA

    Este curso será ministrado nos dias 5, 6, 7, 12 e 13/11 de 13h às 17h. Ele visa desenvolver e/ou fortalecer habilidades de excelência no atendimento à clientes por meio de técnicas voltadas para a hospitalidade em serviços. Propiciar ao participante a conscientização de seu papel enquanto representante e interlocutor do estabelecimento e, portanto, responsável pela impressão a ser obtida pelo tomador de seu serviço. Estimular o participante a ser vigilante no uso das técnicas e princípios da excelência e hospitalidade na gastronomia, lembrando a máxima: “não temos uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão, pois primeira é primeira.

 

CURSOS PARA MICRO EMPRESÁRIOS

Outros cursos que serão ministrados são para Micro Empresários. Porém, estes cursos também não tem o local de estudo definido. Assim, os inscritos serão comunicados, pelo telefone, da mesma maneira que os inscritos para os cursos de Gastronomia.

  • PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

    O curso será ministrado nos dias 18, 19, 20 e 21/11 de 18h às 22h. Fornecer informações e orientações que possibilitem ao participante planejar seu negócio a partir de estratégias que estejam em consonância com os objetivos e metas da empresa, bem como com as necessidades e oportunidades do mercado, de forma a obter os melhores resultados.

  • MARKETING

    Este curso será realizado do dia 25 à 28/11  de 18h às 22h. Com a finalidade de orientar a empresa a estabelecer objetivos, metas e estratégias envolvendo produto, preço, promoção e ponto de venda. Sendo assim, um instrumento fundamental para uma gestão mais eficiente da empresa.

  • GESTÃO DE ESTOQUES NA MEDIDA

    O curso acontecerá nos dias 18, 19, 20 e 21/11 de 18h às 22h. Capacitar o empresário para administrar o fluxo de mercadorias da sua empresa e obter bons resultados operacionais e financeiros.

 

Enfim, veja também: Empreender e Vender: Marketing Digital – Não fique de fora! 

 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: