câncer

Inca alerta cidadão para receitas de internet contra o câncer

Compartilhe essa matéria:

Inca alerta cidadão

De fato, elas estão a um clique. Sem sombra de dúvida, as dietas para curar ou prevenir o câncer estão disponíveis em sites na internet. Entretanto, são sites, muitas vezes sem confiabilidade. Além disso também estão disponíveis nas correntes espalhadas pelo celular.

 

Durante seu tratamento contra um câncer de pulmão, no ano passado, a bibliotecária Gabriela Leitão conta que recebeu muitas receitas para aliar ao tratamento. Hoje, ela usa o próprio mecanismo para desmentir as informações.

“Muitas vezes, uma coisa que me falaram várias vezes – chá ou suco de graviola, alho cru -, principalmente por WhatsApp e normalmente a gente quando tem diagnóstico… nem sempre essas informações que estão disponíveis na internet são comprovadas.”

O Inca – Instituto Nacional do Câncer – alerta para a confusão que essas informações podem causar. Principalmente quando as receitas incluem dietas restritivas.

RV JestSkiAndrea Luz, Espaço Saúde Luzm1newstv, cara limpa

Dietas durante o tratamento de câncer 

Em uma cartilha elaborada pelo instituto, especialistas orientam pacientes a não seguirem as dietas detox, alcalina, low carb e nem a cetogênica, já que ainda não existem evidências científicas de que possuam efeito benéfico durante o tratamento.

A nutricionista do Inca Gabriela Vilaça alerta que dietas restritivas durante o tratamento contra o câncer podem prejudicar o estado de saúde do paciente. Ela diz que a alimentação saudável e equilibrada, deve ser mantida, mesmo após a cura da doença.

“Dentro do contexto alimentação é importante a gente sempre lembrar que um paciente que já teve câncer, ele deve seguir as mesmas recomendações de prevenção para o câncer que são orientadas para a população saudável: consumir alimentos in natura, minimamente processados  – comida de verdade –, retirar os produtos industrializados da alimentação, praticar atividade física, se manter dentro do peso adequado… no controle da doença.”

Segundo dados do Inca, o Brasil registrou mais de 852 mil novos casos de câncer, em 2018. Os homens são os mais acometidos pela doença, que atinge principalmente próstata, pulmão e reto.

No caso das mulheres, as áreas mais atingidas pela enfermidade são mama, reto e colo do útero.

Rosa Pestalozzi sliderBoechat slider

Veja também:

Cemitério de Brumadinho é ampliado após rompimento de barragem

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria:

3 thoughts on “Inca alerta cidadão para receitas de internet contra o câncer

Comments are closed.