Inaugurado

Inaugurado o Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPSi) em Maricá

Compartilhe essa matéria:

Inaugurado o Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPSi) em Maricá

Foi inaugurado na tarde de segunda-feira (03/09) um Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPSi) pela Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Saúde. O Capsi está localizado na Rua Expedicionário Luiz Manoel Ferreira, n° 53, no centro de Maricá. Dessa maneira, ele irá funcionar de segunda à sexta-feira, das 8:00 até 17:00h.

inaugurado

Sendo assim, a unidade irá oferecer para a população serviços de:

  • Psiquiatria infanto-juvenil;
  • Neuropediatria;
  • Psicologia;
  • Assistência social;
  • Psicopedagogia;
  • Educação física;
  • Fonoaudiologia,
  • Enfermagem;
  • Terapia ocupacional;
  • entre outros serviços.
Inaugurado
O CAPSi oferece terapia ocupacional para as crianças e adolescentes.

Além disso, visam atender crianças e adolescentes de até 18 anos que possuem transtornos mentais graves e persistentes. E, também, visam atender casos de crianças e adolescentes que ficaram assim decorrentes ao uso de álcool e drogas. Com isso, o tratamento será feito de forma individual e em grupo. Além de cuidar da criança e do adolescente, a família também participará de grupos familiares que serão acompanhados. Eles oferecerão também à eles oficinas terapêuticas.

Atendimento à crianças e adolescentes

De acordo com Simone Costa, secretária de Saúde, a rede municipal de saúde já atendia, aproximadamente, 400 crianças em todo o município antes da inauguração do CAPSi.

“Aqui é um local que nós vamos trabalhar principalmente a saúde física, mental e intelectual dessas crianças e adolescentes. Teremos um neuro pediatra, um psico pediatra, psicólogos, terapeutas ocupacionais, tudo voltado para a criança e para o adolescente. Cada sala aqui, cada brinquedo e todas as atividades foram pensadas para atender com excelência a essas crianças e junto a isso virão mais projetos para serem trabalhados de forma conjunta. Isso aqui é um sonho que se torna real. Não seremos apenas um local de atendimento, mas sim uma grande família”, afirmou Simone Costa.

E, segundo Edna Francisca da Silva, gerente do Programa Saúde Mental do município, as portas do CAPSi estão abertas para atender toda a demanda do município. Dessa maneira, todas as crianças serão atendidas, estejam elas em crise ou não. Além disso, além da consulta médica também passarão pela enfermagem. E, dessa forma, a criança não vai ter apenas o olhar clínico, mas também o olhar da enfermagem que vai avaliar, por exemplo, o carão de vacinação.

Saliente-se ainda que as famílias que não puderem se deslocar até a unidade do CAPSi serão atendidas em casa. Então, se a criança ou adolescente, de qualquer parte do município, não puder ir até a unidade, uma equipe irá ao encontro dela e prestará o atendimento.

 

Veja também

===> https://m1newstv.com/nutricionista-preocupacao-com-a-saude/

#m1 #m1news #m1newstv #m1newstvmaricanoticias  🎤🎥 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: