II Jornada de Infectologia para Atenção Primária em Maricá

Compartilhe essa matéria:

II Jornada de Infectologia para Atenção Primária acontece em Maricá

Acontece em Maricá, a II Jornada de Infectologia para Atenção Primária. O encontro visa capacitar cerca de 100 profissionais de Maricá em relação ao tratamento de pacientes com HIV. Com temas centrais: a história do vírus, a Profilaxia Pós Exposição (PEP) e a Profilaxia Pré Exposição (PrEP).

Sendo assim, a ação, coordenada pela Dra. Claudia Rodrigues, é promovida pela Prefeitura de Maricá através da Secretaria de Saúde. E, será realizada das 9h às 16h, no Rotary Clube de Maricá, no Caxito. 

No entanto, o laboratório GlaxoSmithKlin (GSK) promove esse evento em várias cidades. E, em Maricá, a ação contará também com a participação dos Drs. Gustavo Magalhães e Marcelo Velho. Assim, eles irão comandar a abertura do evento e ministrarão o ciclo de palestras, com a enfermeira Lucimar Salgado (Fiocruz) e com o Dr. Amilcar Tanuri. Dr. Tanuri foi quem descobriu o vírus Mayaro (vírus transmitido por mosquitos e pode provocar dores nas articulações como o chikungunya).

A saber, além do vírus Mayaro e outras arboviroses, assuntos que também serão abordados: a Sífilis adquirida e congênita. E, com auxílio de um paciente virtual, serão realizados estudos de casos clínicos.

De acordo com a secretária de Saúde, Simone Costa, este evento contribui para capacitar os profissionais da área de saúde, visando um melhor atendimento.

“A Jornada de Infectologia para a Atenção Primaria vem contribuir com as equipes técnicas da Secretaria de Saúde, de forma a capacitá-las e orientá-las para melhorar cada vez mais o atendimento aos usuários. Buscamos sempre interagir e atualizar as equipes, promovendo assim uma saúde de qualidade.”

Programação 
  • 9h – Abertura
  • 9h30 – HIV/ PEP/ PrEP
  • 11h – Coffee Break
  • 11h30 – Simpósio GSK
  • 12h30 – Vírus Mayaro e outras Arboviroses 
  • 13h30 – Almoço 
  • 14h – Adesão/ aconselhamento / abordagem multiprofissional
  • 15h – Sífilis adquirida e congênita
  • 16h – Encerramento

Enfim, veja também: Arena Mumbuca – Vagas disponíveis


Compartilhe essa matéria:
Meire Camargo

Meire Camargo

Bacharel em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo. Especialista em Telejornalismo.