IDR

IDR destaca Maricá como geradora de empregos

Compartilhe essa matéria:

Maricá ganha destaque em criação de empregos no estado, segundo estudo IDR

Foi realizado entre os dias 03 e 06 de setembro, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, o XVI Encontro da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET). Na ocasião, o Instituto Darcy Ribeiro (IDR) apresentou o estudo realizado sobre o impacto da exploração de petróleo no desenvolvimento regional.

Assim, Diego Maggi, gerente de projetos do IDR e integrante do grupo temático “Trabalho, território e desenvolvimento”, abordou a evolução do mercado de trabalho formal e da remuneração média em quatro municípios: Maricá, Campos dos Goytacazes, Macaé e Rio das Ostras.

Portanto, baseado nesse estudo, os municípios de Maricá e Rio das Ostras ganham destaque na área de geração de emprego. Assim, respectivamente, com taxas de crescimento médio de 7,6% e 8,4%, entre 2004 e 2017.

De acordo com Diego Maggi, Maricá se sobrepõe à Rio das Ostras, apesar da crise financeira no país.

“Apesar desses dois municípios registrarem alta, Maricá apresenta crescimento mais estável, na contramão da crise no Brasil e no Rio de Janeiro.”

Ainda segundo Diego, o município de Maricá expandiu na área de empregos formais. E, esta expansão ocorreu em quase todos os setores, com exceção ao de agropecuária. Entretanto, ele acredita que é necessário estudar e ser mais preciso nas demandas de profissões para fomentar o desenvolvimento econômico local.

Segundo Alan Novais, presidente do IDR, é no campo das oportunidades que o instituto vai atuar com o censo econômico. 

“Entender como funciona a geração de empregos com riqueza de detalhes será o papel principal dessa pesquisa. Vamos analisar diversos aspectos que envolvem a relação de trabalho dentro do território maricaense”.

 

Mais sobre a ABET

A saber, a ABET, a cada dois anos, realiza encontros nacionais. Sendo assim, são reunidos pesquisadores brasileiros e estrangeiros das mais variadas universidades e áreas do saber, como:

  • economia;
  • sociologia;
  • psicologia;
  • geografia;
  • educação;
  • direito;
  • história;
  • serviço social;
  • dentre outras.

Sendo assim, uma Comissão Científica, composta por especialistas reconhecidos, é responsável por fazer a triagem, selecionando trabalhos a serem apresentados em Grupos Temáticos e painéis.

 

Enfim, veja também: Mídias sociais para negócios em Itaipuaçu

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: