Homenagem à Igreja e Matriz Museu Nª Sª do Amparo

Compartilhe essa matéria:

M1News e sua homenagem à Igreja Matriz Nª Sª do Amparo

A bela Igreja Matriz de Maricá completa 217 anos, majestosa e conservada – dois séculos –  e merece o nosso carinho. O próximo 15/08 é dia de Nossa Senhora do Amparo, padroeira do município. Desse modo, em sua homenagem, a M1News preparou essas belas imagens dessas joias arquitetônicas e sacras, a saber, Igreja Matriz e Matriz Museu Nossa Senhora do Amparo. Veja aqui as belas imagens da Igreja Matriz, e prossiga por que ainda tem mais.  

 

 

Prevenção contra incêndio e para-raios não existem no patrimônio cultural do município 

Em entrevista à M1News, o Pe. Luiz Cássio Moreira, administrador paroquial da Igreja Matriz, lembra as obras realizadas e entregues à população no ano de 2018.

Entretanto, a obra da igreja não foi concluída. Ainda existe necessidade da continuação da reforma da Igreja Matriz e do Sal da Terra. Pe. Luiz Cássio também alerta que é imprescindível a instalação de equipamentos para prevenção de incêndio, a saber, hidrantes, para-raios e sistema anti-incêndio. Desse modo, seus prédios, sua história e memória serão guardadas, evitando as recentes tragédias ocorridas no Museu Nacional – UFRJ e na Catedral de Notre-Dame de Paris.

Assista aqui a entrevista do Pe Luiz Cássio. 

 

 

Em conversa com o Prefeito Fabiano Horta, a repórter da M1News, Simone Boechat, confirmou que providências estão sendo tomadas. Lembramos que o prédio da Igreja, foi construído em alvenaria há 217 anos, possui muitos detalhes com material inflamável: madeira (altar, telhado e seu forro), plásticos e tecidos. Sem mencionar o valoroso conjunto de obras artística, histórica e cultural em seu interior, principalmente no Matriz Museu. Enfim, um incêndio provocaria a perda de uma importante parte de nossa história. Do mesmo modo, é necessária a equiparação de mecanismos anti-incêndio nas demais igrejas e capelas de nosso município, entre elas, a Igreja de São José do Imbassaí, a Casa de Cultura, o prédio e obras existentes no GAM e outras.

 

Programação religiosa da festa da Padroeira

Pe. Luiz Cássio Moreira convida a população maricaense e apresenta a programação religiosa preparada para os fiéis e visitantes em comemoração ao dia 15/08, o Dia da Padroeira.

 

 

Além disso, a M1News disponibilizou dois álbuns de fotografias: Igreja Matriz e Museu Matriz. Veja aqui:

 

homenagem
Clique aqui e veja fotos inéditas da Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo.

 

A estimativa é que grande público compareça para prestigiar e prestar homenagem à padroeira municipal.

 

homenagem
Clique aqui e veja fotos inéditas do Matriz Museu.

 

Enfim, veja também as atrações preparadas para esta festa : Festa da Padroeira de Maricá e suas atrações

Imagens de Francisco Carvalho e Jean Silva.

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: