Haddad

Haddad é indicado como candidato à Presidência no lugar de Lula

Compartilhe essa matéria:

Haddad é indicado como candidato à Presidência no lugar de Lula

Eleições 2018,PT,Haddad
Convenção Nacional do PT para lançamento da candidatura de Lula para presidente, na Casa de Portugal.

Na tarde de ontem (11), Fernando Haddad, ex-ministro e ex-prefeito de São Paulo, foi confirmado pela Executiva Nacional do PT como substituto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na disputa pela Presidência. Assim, a substituição dos candidatos foi feita dentro do prazo dado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

O ex-presidente Lula está preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba desde o dia 7 de abril desse ano. Logo após ter sido condenado em segunda instância pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá (SP). Sendo assim, o PT ainda tentou registrá-lo como candidato à Presidência da República, mas o registro foi indeferido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). E, com base na lei da Ficha limpa, Lula foi considerado inelegível.

Assim, através de uma reunião da cúpula do PT, foi definida a substituição por unanimidade. Com isso, Fernando Haddad que até então era candidato à vice-presidente de Lula, agora tornando-se candidato à presidência, ganha como vice-presidente em sua chapa eleitora Manuela Pinto Vieira D’Àvila.

 

Saiba mais sobre o Candidato à Presidência da República pelo PT – Fernando Haddad
Haddad
Fernando Haddad – Foto: Arquivo/Agência Brasil

Fernando Haddad, nascido em São Paulo, tem origem Libanesa e é filho de Khalid Haddad e Norma Thereza Goussain Haddad. Possui bacharelado em Direito com especialização em Direito Civil, mestrado em Economia e doutorado em Filosofia. Era professor de Ciência Política na Universidade de São Paulo (USP), onde cursou sua graduação, mestrado e doutorado.

Haddad tem 55 anos, é casado, pai de dois filhos, uma menina e um menino. É filiado ao PT (Partido dos Trabalhadores) desde 1983. Foi ministro da Educação do ano de 2005 até 2011, no período do governo de Dilma Rousseff. Além disso, foi também prefeito de São Paulo de 2013 até 2016.

Haddad também trabalhou como Analista de Investimento do Banco Unibanco. Mas, em 2001, após Marta Suplicy assumir a Prefeitura de São Paulo, ele se tornou subsecretário de Finanças e Desenvolvimento Econômico da cidade. 

Logo após dois anos, foi para Brasília onde trabalhou como assessor especial do Ministério do Planejamento e Finanças na gestão Guido Mantega. No entanto, ainda no cargo, foi convidado por Tarso Genro, ministro da Educação da época, para ser secretário-executivo. E, quando Genro deixou o ministério para comandar a presidência do PT, no momento do escândalo do Mensalão, em 2005, Fernando Haddad foi nomeado pelo ex-presidente Lula, Ministro da Educação. Portanto, ele permaneceu no cargo até lançar sua candidatura à Prefeitura de São Paulo.

Dentre todas as benfeitorias feitas por Fernando Haddad em seu ministério, está a criação do ProUni, Programa Universidade para Todos. Dessa forma, o programa concede bolsas de estudo em universidades privadas para estudantes de baixa renda. Além disso, ele alterou as regras do FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior). Assim, ele assegurou redução de juros, aumentou o prazo de carência, dispensou fiador e um mecanismo de remissão da dívida para professores de escola pública e médico do SUS (Sistema Único de Saúde), à razão de 1% por mês do exercício profissional.

Além disso, Fernando Haddad, possui também 5 livros publicados, entre eles:
  • O sistema soviético: relato de uma polêmica, publicado em 1992;
  • Desorganizando o consenso: nove entrevistas com intelectuais à esquerda, publicado em 1998;
  • Em defesa do Socialismo, publicado em 1998;
  • Sindicatos, cooperativas e socialismo, escrito por Fernando Haddad, Gilmar Carneiro, Gilmar Mauro e Ricardo Antunes, publicado em 2003;
  • Trabalho e linguagem: para a renovação no socialismo, publicado em 2004;

 

Conheça a candidata a Vice-presidência pelo PT – Manuela D’Àvila
Eleições 2018,Haddad
Manuela D’Ávila – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Manuela D’Àvila é formada em Jornalismo pela PUC-RS e cursou Ciências Sociais na UFRGS. Embora não tenha chegado a concluir a segunda graduação. Manuela nasceu em Porto Alegre, tem 36 anos, é casada, mãe de uma menina de 3 anos , é filha de juíza e de engenheiro.

Desde de 2001 é filiada ao PCdoB. Assim, com apenas 23 anos, ela foi eleita a Vereadora de Porto Alegre, em 2004. Logo após dois anos venceu a eleição para a câmara dos Deputados, obtendo o maior número de votos. Já em 2010 foi reeleita Deputada Federal, ao relatar o Estatuto da Juventude, lei que garante direitos aos jovens do País. E, em 2014, foi eleita deputada estadual com recorde de votos.

Além disso, Manuela D’Àvila, foi confirmada como Candidata à Presidência da República pelo PCdoB no dia 1º de agosto. Entretanto, após seu partido apoiar à candidatura de Lula, Manuela desistiu de sua candidatura e apoiou Lula também.

Em suma, Manuela D’Àvila que defende o feminismo, destaca-se pela defesa de políticas públicas para as minorias.

 

Veja também

===> https://m1newstv.com/empresarios-de-petroleo-gas/

#m1 #m1news #m1newstv #m1newstvmaricanoticias  🎤🎥 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria:

One thought on “Haddad é indicado como candidato à Presidência no lugar de Lula

Comments are closed.