evasão escolar

Evasão escolar: Erradicação do problema na cidade

Compartilhe essa matéria:

Maricá: ações de erradicação da evasão escolar são destaques no projeto da UNICEF

Primeiramente no Brasil, 2,8 milhões de crianças e adolescentes estão fora da escola. Sim, de fato, estes são os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2015. Dessa maneira, o problema da exclusão escolar é mais grave entre crianças de quatro e cinco anos e jovens de 15 a 17 anos. Com efeito, crianças e jovens que deveriam estar na pré-escola e no ensino médio, respectivamente. De fato, muitos dos adolescentes na faixa etária crítica sequer concluíram o ensino fundamental quando deixaram a escola.

Desse modo, erradicar a evasão escolar em toda a cidade é um dos objetivos da Prefeitura. E para isso, o município desenvolve diversas ações de integração. Principalmente nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Semelhantemente, o Núcleo de Atenção Integração Educando Família Escola (NAIEF) e ações dos orientadores educacionais. Bem como visitadores que vão às residências para saber o motivo pelo qual o aluno deixa de frequentar as escolas.

 

 

A Busca Ativa Escolar é uma  plataforma gratuita desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). De fato, a plataforma tem como objetivo ajudar os municípios a combaterem a exclusão escolar. Sendo assim, atividades de cunho educacional e assistencial levaram a identificar Maricá como uma experiência exitosa ao combate à evasão.

 

 

Evasão escolar: Causas por trás da exclusão

O sistema de dados da Busca Ativa Escolar aponta as principais causas para evasão da escola, a saber;

  • “evasão porque sente a escola desinteressante” 55% dos casos; e
  •  “falta de documentação da criança ou do adolescente” 12%.

A partir disso, com a adesão de novos agentes à estratégia, os governos poderão se aproximar cada vez mais de diagnósticos reais do problema.

Palavras da Secretária de Educação

Segundo a secretária de Educação, Adriana Luiza da Costa, 184 alunos da rede municipal e 700 estudantes no total (rede pública e privada) fazem parte da estatística de evasão escolar no município.

“É preciso que se faça um trabalho muito intenso de todo o governo para poder inserir essa família num contexto social. E, desse modo, mostrar para esse aluno como se dará o crescimento dele enquanto cidadão. De fato, quando ele estiver estudando, participando e indo à escola. Visto que o crescimento vai ser muito melhor para ele e para sua família”, alertou.

 

Diretora de uma das escolas que atendem os estudantes inseridos no Busca Ativa, Simone Maldonado falou sobre a felicidade em ter os alunos evadidos de volta às salas de aula.

“Mostrar para a mãe a importância de seu filho estar na escola para ele aprender e não repetir de ano. Nós temos que erradicar a evasão escolar no município, E,  quando o aluno volta para a escola significa que o nosso trabalho está sendo bem executado”, avaliou.

 

Parabéns, Maricá! Por seu destaque nesta área tão importante para o nosso município.

 

O FLIM, Festa Literária de Maricá, é um evento onde se desenvolve nas crianças, adolescentes e adultos  o amor às letras. Com isso, a festa estimula jovens maricaenses a serem inseridos no mundo literal. Veja abaixo um vídeo falando sobre o FLIM:

 

Quer saber mais sobre a FLIM?

 

Então,  Clique aqui e confira neste álbum as fotos da feira!

 

Enfim, veja também: 

 

Vermelhinhas- bikes gratuitas da Prefeitura Maricá

 

 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: