Diabetes: Dia Mundial celebrado anualmente a 14 de novembro.

Compartilhe essa matéria:

14 de Novembro – Dia Mundial para alertar sobre as problemáticas e as necessidades que enfrentam os doentes diabéticos.

A priori, o Dia Mundial da Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation(IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Afinal, este dia tem como objetivo dar resposta ao aumento alarmante de casos de diabetes no mundo.

diabetes
O círculo azul é o símbolo global para diabetes, introduzido pela Federação Internacional de Diabetes. O objetivo é  dar à diabetes uma identidade comum, apoiando os esforços existentes para aumentar a conscientização sobre a diabetes. E, dessa maneira, colocar a epidemia do diabetes firmemente sob os holofotes do público.   

 

Dessa maneira, vamos falar um pouco sobre o assunto.

Diabetes, saúde bucal e alimentação

Muitas pesquisas vêm associando doenças bucais a dietas carentes de nutrientes. Sendo que a existência de um quadro de diabetes agrava esse tipo de problema, como a maior incidência de cárie dentária, dificuldade de cicatrização, maior infecção, aparecimento de mais doenças gengivais, e até mesmo a mudança do paladar.

diabetes
A diabetes é resultado de um defeito na secreção de insulina e/ou em sua recepção pelas células beta no pâncreas

 

Os diabéticos têm maior risco para doenças das gengivas.  Uma vez que são mais suscetíveis às infecções bacterianas e por apresentarem uma diminuição no combate as bactérias que penetram no tecido gengival.

diabetes

O nível de glicose no sangue precisa ser bem controlado, caso contrário, a pessoa com diabetes terá maior chance de desenvolver doença gengival avançada, pois, os pacientes portadores de diabetes apresentam maior dificuldade a reagir a processos inflamatórios e infecciosos e perdem mais dentes quando comparado às pessoas que não apresentam a diabetes.

 Outros problemas bucais relacionados aos diabéticos são a candidíase (ou “sapinho”, uma infecção causada por fungos) e secura na boca que pode provocar aftas e úlceras. Por sua vez, a perda dental pode afetar a qualidade da alimentação, por provocar a falta de nutrientes na dieta do individuo.

Dessa forma, para evitar problemas dentários associados ao diabetes, primeiramente é fundamental fazer o controle do nível de glicose no sangue. Para isso, o acompanhamento nutricional é necessário para manter uma alimentação correta, de acordo com cada paciente.

Dieta balanceada 

De uma maneira geral, é importante manter uma dieta balanceada. A saber, consumir alimentos variados, ricos em fibras e evitar alimentos açucarados, como refrigerantes, sucos em caixinhas, guloseimas, balas, biscoitos, doces em geral. Boas opções de lanches são alimentos como queijos (Minas, Canastra), iogurtes naturais, vegetais crus e frutas in natura. Leia o rótulo dos alimentos e verifique se não há vários nomes de açúcares como sacarose, frutose, glucose, dextrose, maltodextrina, açúcar mascavo.

diabetes
Deve-se consultar um nutricionista para organizar a dieta melhor recomendada para seu caso.

Saúde bucal

Os alimentos que têm elevado teor de açúcares por si só contribuem muito para a produção dos ácidos. Consequentemente, esses ácidos formam a placa bacteriana que ataca o esmalte dos dentes e provocam as cáries.

Por sua vez, alimentos ricos em fibras requerem mais mastigação. Desse modo,  aumentam a produção de saliva e melhoram a remoção de bactérias nocivas da boca. Além disso, as fibras da dieta auxiliam a redução da hiperglicemia.

diabetes
A visita ao dentista duas vezes a ano ajuda a manter os cuidados especiais.

Em seguida, cuide bem dos dentes e gengiva e visite o seu dentista.  Posto que, as pessoas com diabetes necessitam de cuidados especiais. Desse modo, mantenha o seu dentista informado sobre qualquer alteração em seu estado de saúde. E, também,  sobre os medicamentos que estiver tomando.

Assim, a integração entre nutricionista e dentista faz parte das recomendações para a promoção da saúde bucal. Inclusive, o tema desse texto também é discutido em forma de palestra no Centro de Treinamento CTCOM com a Cirurgiã-Dentista Dra. Nubya Mattos.

 

Veja também:

====> Nutricionista – e a preocupação com a saúde das pessoas

====> Inaugurado em Maricá, o mais novo Consultório de Nutrição 🥗 🍽

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: