ia Nacional de Luta da População em Situação de Rua

Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua

Compartilhe essa matéria:

Dia 19/08 – Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua – Participe também!

No dia 19 de agosto, a Prefeitura de Maricá através da Secretaria de Saúde vai comemorar o “Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua”.

Com o intuito de desmistificar a imagem da população em situação de rua, ressaltando seus direitos e deveres. O cenário para a celebração será a Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, a partir das 9h.

Sendo assim, no local, serão montados espaços para oferecer serviços gratuitos para qualquer pessoa que tiver interesse em participar. Tais como:

  • vacinação;
  • aferição de pressão e glicemia;
  • além de avaliações feitas pelas equipes de Hanseníase;
  • Tuberculose;
  • Tabagismo e muitos outros.

O evento vai contar também com as atividades das pastas de Políticas Inclusivas, Assistência Social, Cultura e Agricultura, Pecuária e Pesca.

De acordo com a integrante da equipe do Consultório na Rua (CnaR), a enfermeira Juliana Marins, o evento visa comemorar as conquistas alcançadas nessa área.

“O dia 19 de agosto visa a memória de moradores de rua que já se foram. Mas, também comemorar os avanços alcançados, além da continua luta pela garantia de direitos e deveres dessa população”.

Para ela, essa data também visa relembrar fatos ocorridos com moradores de rua. Como foi o “Massacre da Sé”, um dos mais violentos, que aconteceu em 2004.

Segundo Juliana, durante a madrugada daquele dia, 15 moradores de rua que estavam dormindo na Praça da Sé, em São Paulo, sofreram ataques brutais. Onde sete moradores morreram com golpes na cabeça e oito ficaram gravemente feridos.

Portanto, nessa data, o Movimento Nacional da População de Rua (MNPR), que possui representantes em muitos estados e outras entidades que atuam na defesa dos direitos da população em situação de rua, realizam ações em diversas cidades do país.

Então, venha participar do evento.

Enfim, veja também: Cursos do Sebrae disponibilizados à população  

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: