Dia das crianças

Dia das Crianças: dicas para comprar brinquedos

Compartilhe essa matéria:

Pais e responsáveis devem estar atentos 

Com a proximidade do Dia das Crianças, é necessário atenção. Desse modo, repassamos algumas dicas para os pais e responsáveis sobre cuidados que devem ser tomados quando forem comprar algo que costuma estar entre os maiores desejos delas: brinquedos. Acima de tudo, são dicas do Procon Estadual do Rio de Janeiro.

A primeira coisa que deve ser procurada no brinquedo é se ele tem o selo de certificação do Inmetro. Este selo é a garantia de que aquele produto foi avaliado. Além disso, garante que o produto apresenta as condições mínimas de segurança para o seu uso. O selo deve estar presente mesmo nos produtos importados.

Outro fator muito importante é a faixa etária para a qual aquele brinquedo é indicado pelo fabricante. Brinquedos recomendados para crianças mais velhas, por exemplo, podem conter peças pequenas que se soltam e podem ser perigosas para crianças mais novas.

Outro caso é o de alguns brinquedos para crianças mais velhas que podem ter elementos tóxicos em suas composições. A saber; massa de modelar e slime, e por isso não devem ser levados a boca – um ato absolutamente natural em crianças muito novas. Este cuidado deve ser redobrado se a criança que ganha o brinquedo convive com outras de faixa etária diferente em sua casa.

 

Dia das crianças

 

Crianças adoram abrir as embalagens dos brinquedos que recebem. É preciso estar atento se estas embalagens possuem grampos ou presilhas que possam machucar os pequenos. Antes de permitir que a criança use o brinquedo, os pais ou responsáveis devem também ler com atenção as suas instruções de uso para verificar a forma adequada de utilizá-lo e se há algum tipo de restrição. Também deve se verificar a composição do brinquedo para saber se ele contém algum material do qual a criança seja alérgica.

Recall e compra pela internet nos presentes para o Dia das Crianças

Se o consumidor sabe de antemão qual o brinquedo vai comprar, é importante verificar existência de recall. O recall é uma convocação feita pelo fabricante para reparo de lotes de produtos com possíveis defeitos de fabricação. O consumidor pode verificar se existe um recall para o brinquedo que quer comprar através do site http://portal.mj.gov.br/recall. Outra facilidade para quem sabe com antecedência que produto vai comprar é a possibilidade de pesquisa de preço.  

No caso de compras realizadas pela internet, os pais ou responsáveis devem ter cuidados especiais. É preciso certificar-se de que os sites em que forem pesquisar possuem o nome e o CNPJ da empresa. De fato, essas são informações necessárias para fazer contato, além de oferecem algum sistema de segurança no ato de compra. Além disso, atenção aos valores oferecidos pelos produtos ofertados. Preços muito abaixo da concorrência devem ser vistos com desconfiança. E atenção as especificações do produto que você quer comprar. Como você não tem o produto em mãos, as especificações permitem que você saiba qual é o seu tamanho ou que elementos compõem a sua textura, por exemplo.  

 

Enfim, veja também:

 

Encontro de Yoga e seu 10º ano em Maricá

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: