Declaração Universal dos Direitos Humanos

Declaração Universal dos Direitos Humanos – Exposição obras inéditas

Compartilhe essa matéria:

Declaração Universal dos Direitos Humanos – Aberta exposição de obras inéditas

Encontra-se aberta a Exposição 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, com obras de Otávio Roth. A exposição foi inaugurada pela Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil. De fato, a ONU, com apoio do Acervo Otávio Roth e o Centro Cultural Correios inauguraram a exposição em 08/08/2018.

Artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos / Acervo Otávio Roth/unic.brazil@unic.org
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Centro Cultural dos Correios

Com entrada franca, a exposição apresenta 30 xilogravuras que traduzem ideais de paz e igualdade. Ou seja, os ideais defendidos nos artigos do documento.

É a primeira vez que essa exposição é realizada no Rio de Janeiro e ficará aberta ao público até o dia 09/09. A curadoria da mostra é da filha do artista, Isabel Roth, além disso, a produção executiva é do Centro de Informação das Nações Unidas no BrasilUNIC Rio. Na verdade, é a primeira vez em mais de 30 anos que as xilogravuras — expostas permanentemente nas sedes da Organização em Nova Iorque, Viena e Genebra — têm exibição no país.

No período da exposição, ocorrerão no período da tarde, palestras, rodas de conversa e exibição de filmes. Além disso, haverão discussões relacionadas aos direitos humanos, migração, questão de gênero e ensino. Da mesma forma, a entrada será franca, porém sujeita à lotação (40 lugares).

 

Declaração Universal dos Direitos Humanos

Declaração Universal dos Direitos HumanosA Declaração Universal dos Direitos Humanos foi aprovada em 10 de dezembro de 1948. Foi aprovada com objetivo de garantir que os horrores da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) – incluindo o holocausto – não se repetissem. Por este motivo, é considerada a base da luta universal contra a subjugação e abuso de povos. Desta forma, o documento busca garantir a proteção de comunidades e indivíduos. 

Então, a Declaração Universal dos Direitos Humanos contém 30 artigos inerentes a todos, independente de raça, etnia, religião, gênero, ou nacionalidade.

Sem dúvida que é o documento mais traduzido do mundo – a saber, mais de 500 idiomas – e, além disso, inspirou a Constituição de diversas democracias, incluindo a brasileira. 

 

Otávio Roth

Declaração Universal dos Direitos Humanos
Primeira etapa de montagem de instalação participativa “A Árvore”, na Escola da ONU, em Nova Iorque, em 1990. Foto: Acervo Otávio Roth/Unic Brazil

Antes de mais nada, Otávio Roth (1952-1993) é conhecido pelo pioneirismo no trabalho com papel artesanal no Brasil. Paulista, cursou Comunicação e Marketing, posteriormente estudou Design Gráfico em Londres. Além disso, morou em Israel, Noruega e Estados Unidos. Com efeito, artista consagrado pelo uso de técnicas próprias. Por este motivo, possui trabalhos em exposições permanentes nas sedes das Nações Unidas em Nova Iorque, Genebra e Viena. As xilogravuras demoraram dois anos para ficar prontas, sendo exibidas pela primeira vez em 1978. Posteriormente, as obras foram gravadas em várias línguas: norueguês, inglês, francês, japonês, espanhol, dinamarquês e português.

 

 

 

Então, não percam:

  • Exposição 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: aberta em 8 de agosto
  • Exposição para o público até 09/09
  • Visitação: terça a domingo, das 12h às 19h
  • Classificação: Livre
  • Endereço: Centro Cultural Correios – Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro, Rio de Janeiro

Foto Destaque: Conselho de Direitos Humanos, em Genebra. Foto: Elma Okic/ONU

Veja também:

===> Inauguração Matriz Museu – arte sacra da igreja Matriz de Maricá

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria:

2 thoughts on “Declaração Universal dos Direitos Humanos – Exposição obras inéditas

Comments are closed.