Seminário dados na gestão pública IDR

Dados na gestão pública: seminário Instituto Darcy Ribeiro

Compartilhe essa matéria:

Instituto Darcy Ribeiro promove seminário sobre análise de dados na gestão pública

O Instituto Municipal de Informação e Pesquisa Darcy Ribeiro (IDR) realizou, na última sexta-feira (04/10), um seminário sobre uso de dados na gestão pública. O tema foi “A inovação e o big data para a melhoria da gestão pública e combate da desigualdade”. O evento ocorreu no Plenário da Câmara Municipal de Maricá.

A pauta principal foi a importância da utilização de dados precisos e atualizados na gestão pública. Tratando-se de temas como políticas de desigualdade social, por exemplo, esse cuidado com as informações é fundamental. E foi sobre isso a apresentação do IDR, que citou a pesquisa de dados como um elemento de transformação social.

Uma análise estratégica de indicadores poderá identificar de forma mais assertiva a população economicamente menos favorecida de Maricá. Dessa forma, os programas da Prefeitura para melhorar a qualidade de vida da população chegarão a quem mais precisa deles.

Além disso, durante o evento, foram apresentadas pesquisas em andamento e projetos sobre base de dados. O Instituto Darcy Ribeiro enfatiza a importância dos indicadores para o planejamento das ações da gestão pública. Afinal, informações precisas são essenciais para a tomada de decisões da gestão.

O evento faz parte do Circuito Urbano 2019, que teve como tema geral “Cidades Inovadoras e Inclusivas”. Ele é um ciclo de palestras organizado pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). O Circuito nasceu com o objetivo de debater ideias para a construção de um futuro urbano melhor.

Instituto Darcy Ribeiro - Conhecendo Maricá em números

Presidente Alan Novais destaca a importância do Instituto Darcy Ribeiro

Alan Novais, presidente do Instituto Darcy Ribeiro, comenta sobre a principal função do Instituto:

“subsidiar os secretários municipais de informações para a tomada de decisão.”

Ainda de acordo com o presidente:

“O IDR é um banco de dados de informações de todas as empresas e atividades de Maricá”.

Para isso, várias áreas de desenvolvimento da cidade são consideradas, como saúde, educação, transportes e empreendimentos. Dessa forma, é possível ter uma visão ampla da situação geral do município. Além disso, com as pesquisas do Instituto Darcy Ribeiro, a gestão pode analisar detalhes de cada setor e trabalhar em suas necessidades.

Enfim, conheça as funções, competências, trabalho produzido e os projetos futuros do Instituto Darcy Ribeiro:

 

Instituto Darcy Ribeiro – conhecendo Maricá em números

 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: