Construção de Faetec

É anunciada construção de Faetec em Maricá

Compartilhe essa matéria:

Antes de mais nada, o prefeito Fabiano Horta e o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues, firmaram parceria para iniciar estudos para a construção de um Polo da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), em Maricá. De fato, a reunião aconteceu na tarde desta quinta-feira (21/02), no Paço Municipal. Além disso, contou com a presença de secretários e os presidentes da Codemar e Somar. 
 
Secretária de Educaçao Adriana Luiza, prefeito Fabiano Horta, secretário estadual Leonardo Rodrigues, secretário de Desenvolvimento Econômico, Igor Sardinha, secretário de Ciência, Tecnologia e Comunicações Sérgio Mesquita.
 
A ideia é que a Prefeitura fique responsável pela construção do campus. Semelhantemente, o Estado realizará testes vocacionais para implantar os cursos na unidade e entrará com toda a parte técnica. Em breve será montado um grupo de trabalho mútuo para começar os estudos. Alguns cursos cotados para o município são de manutenção de aeronaves, hotelaria e cursos ligados ao turismo.
 
“Temos tido uma relação com o governo do Estado. Com efeito, relação de muita parceria e de construções comuns em várias áreas como segurança. Para nós, seria um grande salto e um ganho muito importante se concretizarmos um convênio para construir uma Faetec na cidade”  – Disse o prefeito Fabiano Horta.
 

Faetec: Formação de novos profissionais

Fabiano Horta com o secretário estadual, Leonardo Rodrigues, e o presidente da Codemar, José Orlando Dias, em visita ao campus do IFF, em Ubatiba.
 
O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação conheceu as instalações do Instituto Federal Fluminense (IFF), localizado em Ubatiba, e se surpreendeu com o tamanho da área. Em sua opinião, a instalação da Faetec na cidade contribuirá para a entrada de novos alunos ao Ensino Técnico.
“A parceria é importante e necessária, pois o nosso foco é a população. Certamente, a Faetec vai fazer muita diferença não só para a população de Maricá, mas também na região”.
 
Para a secretária de Educação, Adriana Luiza da Costa, a vinda de uma instituição como a Faetec para Maricá é uma forma de estimular o acesso ao ensino público na cidade.
“Faremos com que a população fique cada vez mais atualizada e capacitada. Desse modo, poderão participar desse desenvolvimento socioeconômico que está acontecendo no nosso município”, disse.
 

Visita à Codemar

A comitiva também visitou as dependências da sede da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), onde funciona o aeroporto municipal. No local foi feita uma apresentação em slides mostrando alguns projetos desenvolvidos pelo município como o Parque Tecnológico e o projeto pioneiro no Estado, o Passaporte Universitário.
 
“O ponto importante é o Estado entender o que estamos fazendo dentro do município. Além disso, a Secretaria de Ciência e Tecnologia tem uma ligação direta com alguns projetos como o Parque Tecnológico. Conhecendo o que estamos produzindo aqui dentro ajuda na aliança junto ao Estado”, pontuou o presidente da Codemar, José Orlando.
 
Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Comunicações, Sérgio Mesquita comentou que Maricá dará mais um avanço em seu desenvolvimento com a instalação da Faetec, que se soma ao IFF e à Estação de Tecnológica.
 
“São ações através das quais o secretário entendeu que Maricá tem um potencial muito grande. De fato,  principalmente na Região Metropolitana. Desse modo, Maricá pode ser uma cidade que alavanque de novo o crescimento do Estado do Rio”, avaliou Mesquita.
 
 
 
 
 
Fotos: Elsson Campos/PMM
 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria:

2 thoughts on “É anunciada construção de Faetec em Maricá

Comments are closed.