Companhia Maricaense

Companhia Maricaense irá para festival de teatro no Peru

Compartilhe essa matéria:

Companhia Maricaense Lacraia’s Produções participará de festival de teatro no Peru

A companhia maricaense Lacraia’s Produções através do espetáculo teatral “Ladrão Que Rouba Ladrão” ganhou prêmios e reconhecimento internacional. Além disso, com este espetáculo também se apresentou em diversos espaços em Maricá e em outros municípios, realizando apresentações gratuitas. Assim, a peça teatral “Ladrão Que Rouba Ladrão” foi bem aceita pelo público dos locais onde se apresentou.

Então, por conta de sua dedicação, a companhia maricaense foi convidada para participar do Festepe, Festival de Teatro y Performance. Assim, este festival ocorrerá em 2020, do período do dia 10 ao dia 15 de fevereiro, na cidade de Chancay, norte do Peru. Além disso, o festival reunirá companhias de dezenas de países. O Festepe não possui um caráter competitivo. Porém, nos seus cinco dias de festival, acontecerão cursos, workshops, oficinas, debates, atividades teatrais, apresentações e etc. E, desta forma, a companhia maricaense Lacraia’s Produções irá representar Maricá com uma equipe formada por 9 integrantes. Sendo eles: o diretor, quatro atores, maquiador, autor e duas pessoas da técnica.

O convite para participar do Festival no Peru veio após a companhia ter participado do 41º Festival de Teatro da Fetaerj (Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro), em Rio Bonito. Neste festival eles receberam prêmios de ator e melhor figurino. Além disso, receberam indicações também como melhor espetáculo, melhor direção e melhor maquiagem.

Então, logo após participarem deste festival, o diretor do espetáculo “Ladrão que rouba ladrão” veio com o convite para a companhia maricaense participar do festival no Peru.

 

Companhia de Teatro Lacraia’s Produções

Companhia Maricaense
Espetáculo “Ladrão que rouba ladrão”. Foto: Elsson Campos

A companhia maricaense Lacraia’s Produções foi fundada em 2001. Porém, ao ser fundada seu nome era Romuleta, nome que foi dado por alunos e professores de uma escola pública de Maricá. Então, em 2011, após 10 anos, a companhia recebeu o nome atual e tornou-se independente. Logo após, a companhia montou vários espetáculos, alguns deles premiado em festivais, como por exemplo: “La…tinha” foi premiado em mais de cinco festivais; “Dona Dengosa” foi premiado em dois festivais e “Ladrão Que Rouba Ladrão” que foi premiada recentemente em duas categorias no 41º Festival de Teatro da Fetaerj.

Apoio da Prefeitura

Através do apoio da Prefeitura, a companhia maricaense Lacraia’s Produções se apresentou em diversos locais. Entre eles: Lonas Culturais; no Cineteatro Henfil; no CEU (centro de artes e esportes unificados); em escolas do município; espaços ao ar livre como as orlas de Araçatiba e das Amendoeiras.

Em um dos seus espetáculos “Alma Cega” a companhia aborda a temática violência contra mulher, homofobia e discriminação racial e após a apresentação é proposto um debate sobre o tema. Desta forma, eles conseguem além de receptividade do público ao texto, fazer com o que o público reflita também.

Atualmente, na peça “Ladrão Que Rouba Ladrão”, com texto de Pablito Torres e direção de Ribamar Ribeiro, eles abordam a temática da corrupção, as formas que o ser humano encontra para levar vantagem em cima do outro. E, Segundo Perceu Silva, ator que interpreta o personagem Pedro Calango, eles fazem na peça uma grande brincadeira, e ao mesmo tempo uma reflexão: até que ponto vale a pena ludibriar o outro?

De acordo com Perceu Silva, o grupo também já foi convidado para participar de um festival na Inglaterra, mas não foram por questões burocráticas do grupo. E, é muito gratificante receber o convite para o Festival de Teatro do Peru e motivo de muito orgulho.

Enfim, veja também: Festival Forró Pé de Serra em Maricá de 06 a 08/09

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: