Codemar

Codemar realiza workshop nesta quinta-feira

Compartilhe essa matéria:

Codemar realiza o primeiro workshop de Agentes do Ecossistema de Inovação

Na próxima quinta-feira, dia 22 de agosto, a Codemar SA, com o apoio do Parque Tecnológico de São José dos Campos e de La Salle Technova Barcelona realiza o primeiro workshop de Agentes do Ecossistema de Inovação. Assim, o workshop da Codemar será na Faculdade Maricá, situada à Av. Roberto da Silveira, 437, 2º andar, sala 4, Centro, de 14h às 18h.

Com a finalidade de envolver a participação de universidades, empresas, sociedade civil e poder público, no desenvolvimento de uma agenda comum para o desenvolvimento regional e tecnológico. Portanto, o workshop tem a coordenação de Josep Piqué e de Tiago de Paula. Eles são, respectivamente: ex-presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação; e superintendente do Parque Tecnológico de Maricá.

Sendo assim, aproximadamente, 50 instituições confirmaram participação no workshop. No total, 10 universidades públicas e privadas; 4 empresas multinacionais; representantes da Prefeitura de Maricá; representantes dos municípios do Conleste e da Capital; ALERJ; FIRJAN e do Governo do Estado e entidades da sociedade civil.

No entanto, o encontro marca o início do Pacto Pela Inovação e Desenvolvimento do Leste Fluminense. A saber, temas que serão discutidos:

  • Modelos de Ecossistemas de Inovação;
  • definir o mapa de agentes e funções;
  • acordar a visão compartilhada;
  • identificar os desafios.

Benefícios do Parque Tecnológico

Os trabalhos realizados pelo Parque Tecnológico trarão benefícios ao desenvolvimento integrado dos municípios do Leste Fluminense e o Rio de Janeiro. Devido a localização estratégica do núcleo do Parque Tecnológico em Maricá, na área de expansão da região metropolitana vinculada ao eixo logístico Arco Metropolitano – COMPERJ – Aeroporto de Maricá – Terminais Ponta Negra – Pré-sal. Por isso, acredita-se que terão melhores oportunidades da cadeia produtiva do Pré-sal. Além de variar atividades econômicas indutoras e sustentáveis, baseadas na economia do conhecimento e na construção de cidades inteligentes.

Assim, juntamente com parcerias de empresas, poder público, sociedade civil e com instituições de ensino e pesquisa, o Parque Tecnológico de Maricá consegue unir empresas de base tecnológica, incubadora de negócios, centros e laboratórios de pesquisa na mesma região. Desta maneira, é criado um ambiente que favorece às inovações tecnológicas. Este ambiente também auxilia a vantagem de competição das empresas e ajuda no surgimento de novos empreendimentos e novos negócios. Então, isso traz um efeito positivo e contribui com o desenvolvimento dos municípios do Leste Fluminense.

Portanto, o Parque Tecnológico combina estratégias públicas com instrumentos privados. Assim, sua gestão é formada por uma direção executiva supervisionada por um conselho de administração composto por instituições públicas (universidades, centros de pesquisa, prefeituras, governo estadual e governo federal), por representantes de setores que compõem o Parque Tecnológico (investidores, pesquisadores, empresários, empreendedores, empresas e instituições residentes) e pela sociedade civil. Desta forma, ele é composto de áreas públicas e privadas, integrado aos municípios urbanística, social e economicamente e combina o desenvolvimento urbano-imobiliário, articulado com o plano diretor e o plano de mobilidade.

 

Enfim, veja também: Salão Estadual do Turismo: Maricá presente

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: