Chuvas não provocam estragos em Maricá

Compartilhe essa matéria:

Programa de dragagem evita transtornos provocados pelas chuvas

As chuvas que caíram sobre o interior do Rio de Janeiro desde a noite dessa quarta-feira (07/11) não causaram grandes transtornos em Maricá ao contrário do que aconteceu em cidades como Macaé, onde foi decretado estado de calamidade. Ou ainda, como Niterói, em decorrência de deslizamento ocorrido na Comunidade Boa Esperança, em Piratininga. De fato, em Maricá, a Secretaria de Proteção e Defesa Civil não registrou alagamentos e nem recebeu chamados de emergência nas últimas horas.

chuvas-piratininga
Chuvas causam tragédia em Niterói com mortos.

 

A situação reflete o resultado do programa permanente de dragagem e limpeza de rios e canais mantido em todo o município. Com efeito, o programa objetiva justamente evitar alagamentos como os que ocorriam no passado. Dessa vez, apesar da intensidade e do volume da precipitação, pontos antes críticos como o Canal da Cidade e as ruas próximas escoaram bem todo o volume.

chuvas
Dragagem de rios e canais (Foto Marcos Fabricio)

 

Então, para evitar os transtornos das chuvasdragagens

De acordo com a Secretaria de Obras, de janeiro deste ano até o início de novembro foram realizadas 40 dragagens nesses corpos hídricos da cidade, num total de 26,6 quilômetros de limpeza consolidada.

Coronel Edson do Amaral, coordenador de Defesa Civil, avalia o programa:

“A dragagem de rios e canais feita regulamente pelo município afasta o risco de alagamentos. Estamos em atenção por conta da possibilidade eventual de deslizamentos.”

 

 

chuvas
Canal da Cidade no Centro.(Foto Marcos Fabricio)

Conforme a Secretaria de Proteção e Defesa Civil, o município está em estágio de atenção. De fato, a previsão é de chuva de fraca a moderada para as próximas horas. O maior índice de precipitações foi registrado no bairro de Guaratiba, na Região Litorânea da cidade. Com efeito, o índice atingiu 53,56 milímetros nas últimas 24 horas.

Para se ter uma ideia do que representa esse volume, em Macaé o total da precipitação foi de 160,8 mm.

“Nossos especialistas estão atentos a qualquer alteração, mas a perspectiva é a de que a cidade retorne ao estágio de normalidade em breve”, reforça o coordenador de Defesa Civil.

chuvas
Rio Mumbuca (Foto Marcos Fabricio)

O fluxo dos rios e córregos da cidade sofreu um ligeiro aumento em seus leitos. Entretanto, esse aumento não ofereceu risco aos moradores das proximidades. As equipes da Secretaria de Obras de Maricá foram acionadas mesmo durante as chuvas. E, inclusive, em uma destas ações, retirou uma quantidade de gigogas da laje de pedra que fica no encontro dos rios Ludegero e Mumbuca, no bairro de mesmo nome.

Veja também:

====> Correios – Agências Comunitárias em Ponta Negra e Itaipuaçu

 

Foto Destaque: Rio Mumbuca\(Foto: Clarildo Menezes)

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: