Casa de Cultura

Casa de Cultura recebe técnicos do Inepac para vistoria

Compartilhe essa matéria:

Obra da Casa de Cultura recebe vistoria técnica do Inepac

Na última terça-feira, dia 03/10, a Casa de Cultura de Maricá recebeu a visita de técnicos do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). Com o intuito de inspecionar as obras de restauração que estão sendo realizadas na Casa de Cultura. Assim, além da inspeção, os fiscais foram averiguar de perto a qualidade dos materiais utilizados na obra. A Casa de Cultura fica localizada na Praça Orlando de Barros Pimentel.

Paulo de Castro Coutinho, arquiteto do instituto, visitou a Casa de Cultura junto com o engenheiro ambiental Wellington Silva. O arquiteto informou que as inspeções realizadas na obra serão informadas no relatório que será produzido após a visita.

“Viemos conhecer as soluções que estão sendo tomadas. Como não tem material de época, muita coisa é refeita. Viemos para ver se está tudo de acordo”.

Há dois meses o Inepac autorizou e a obra da Casa de Cultura foi retomada. Após ficar paralisada por quase quatro anos por conta da necessidade de readequações junto à Caixa Econômica Federal. Sendo assim, a intervenção foi aprovada pelo Inepac e é executada por meio de um convênio firmado entre a Prefeitura de Maricá e a Caixa Econômica Federal.

De acordo com o responsável municipal pelos convênios e contratos de repasse com o governo federal, Romildo da Silva Candido, o Inepac faz uma fiscalização profunda.

“O Inepac faz uma fiscalização intensa por ser um patrimônio antigo e eles [os técnicos] são muito criteriosos quanto ao segmento da execução dos projetos que aprovam. Nossa equipe de restauração é comandada por dois restauradores de renome. Temos uma tranquilidade de que vai avançar com transparência e celeridade que precisamos para que o projeto esteja inserido nas festas de fim de ano como visitação”.

 

Casa de Cultura terá atividades culturais

Segundo a secretária de Cultura Andréa Cunha, que acompanhou a vistoria da obra, a Casa de Cultura será aberta com o museu e com atividades culturais.

“Vamos fazer exposições aqui no espaço de baixo com artistas plásticos da cidade e do entorno. E em cima temos o museu de Maricá que é patrimônio da cidade”.

Assim, quem também esteve presente na inspeção foi o coordenador do museu, César Brum. O historiador aproveitou e contou um pouco sobre o acervo que o visitante vai reencontrar no monumento.

De acordo com César, o acervo terá um pouco de tudo no aspecto econômico, social e político de Maricá. No entanto, os interessados em visitar o museu encontrará moedas de mais de 200 anos encontradas em escavações a material de quase 200 anos de boticas (caixas de madeira onde se levavam os primeiros remédios) que tinham em Maricá, entre outros objetos.

A saber, a Casa de Cultura é um dos principais pontos turísticos do município de Maricá. Enfim, na restauração, já foram colocados novos barrotes (vigas de madeira que dão sustentação à estrutura); prospecções (aberturas de pequenos pedaços no piso que permitirão ao visitante observar como era a estrutura original); além de contar com novo forro, assoalho, parte elétrica modernizada com fios subterrâneos; elevador adaptado para dar acessibilidade sem interferir na estrutura local; novas pinturas na fachada e nas cantarias (pedras ao redor das janelas); entre outras modificações.

 

Enfim, veja também: Coral Allons Chanter no encontro de corais em Maricá

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: