Câncer de próstata Novembro Azul

Câncer de Próstata – Novembro Azul e a Prevenção

Compartilhe essa matéria:

Antes de mais nada, Novembro Azul  chegou para nos lembrar da prevenção ao câncer de próstata. Assim, serão realizadas visitas às unidades de saúde, lonas culturais e praças públicas. O objetivo dessas visitas é orientar sobre o Programa Municipal Saúde do Homem; além de realizar palestras sobre o câncer de próstata.

Antes de mais nada, desde 2014 em Maricá, existe o Programa Saúde do Homem que tem como objetivo atender de forma humanizada a população com idade a partir 20 anos. De fato, os atendimentos são feitos no ambulatório Péricles Siqueira Ferreira em horários alternativos; com possibilidade de agendamento depois do horário comercial.

De antemão, são 1.852 pacientes cadastrados no programa; atendidos e acompanhados por uma equipe multidisciplinar formada por médico, enfermeiro, nutricionista, assistente social, odontólogo e psicólogo.

De acordo com o Gerente da Saúde do Homem, Leandro Bastos, a detecção precoce do câncer é uma estratégia para encontrar o tumor em fase inicial e, assim, possibilitar melhor chance de tratamento. Ele completou:

A prevenção sempre é o melhor caminho. De forma geral, os homens são mais relutantes ao tratamento; só que é comprovado que, em algumas doenças, há a possibilidade de cura de 90%, caso detectado precocemente.

Além disso, concluiu:

Está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura; principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também o de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Programação da Prevenção do Câncer de Próstata

A Prefeitura de Maricá em homenagem ao Novembro Azul criou uma programação. A programação foi iniciada na terça-feira (05/11), em Ponta Negra, seguida no dia 07/11, na Praça do Barroco;  e dia 12/11, na Lona Cultural Professor Luiz Carlos Viegas da Silva. Semelhantemente, se estenderá por todo mês em diversos bairros da cidade:  em Inoã; dia 14/11, em São José do Imbassaí (em local a ser definido); dia 19/11, na Praça do Ferreirinha, em Itaipuaçu; dia 21/11, no CRAS de Inoã; dia 22/11, evento  na praça Conselheiro Macedo Soares; e no dia 27/11, na Lona Cultural  Marielle Franco, na Barra de Maricá.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Nesse sentido, o Inca estima que para cada ano do biênio 2018/2019 sejam diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata no Brasil, com 15.391 mortes em 2017.

Ssobretudo, sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Podendo ser identificado com a combinação de dois exames: dosagem de PSA (exame de sangue que avalia a quantidade do antígeno prostático específico); e toque retal: como a glândula fica em frente ao reto, esse exame permite ao médico palpar a próstata e perceber se há nódulos (caroços) ou tecidos endurecidos (possível estágio inicial da doença).

Veja também:

>> Novembro Azul 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: