adolescência

Gravidez na adolescência : Campanha para prevenção

Compartilhe essa matéria:

Gravidez na adolescência

Antes de mais nada, começa nesta segunda-feira (4) uma série de atividades educativas para prevenir a gravidez na adolescência.

Com efeito, a  campanha da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus) vai realizar ações de conscientização durante todo o mês de fevereiro. Antes de mais nada, a ações são destinadas para adolescentes atendidos nos centros de atenção à criança. E, também, aos que cumprem medida socioeducativa.

Nova Sideral sliderQuiosque Garota de Maricá

 

Além disso, membros do Comitê Consultivo dos Direitos da Criança e Adolescente do DF são público-alvo da campanha. Semelhantemente os Conselheiros Tutelares também são público-alvo da campanha.

A programação inclui debate, exibição de filmes e a assinatura de uma carta compromisso com o plano continuado de prevenção da gravidez na adolescencia apresentado pela Sejus.

Levantamento realizado pela consultoria Macroplan, intitulado de Índice dos Desafios da Gestão Estadual, aponta que o DF tem o menor índice de gravidez precoce do País. Em 2016, 12% dos nascidos vivos na capital federal são filhos de mulheres de 10 a 19 anos.

A gravidez na adolescência e mortalidade infantil

Com efeito, a gravidez na adolescência é 3ª causa de mortalidade juvenil, perdendo apenas para homicídios e acidentes no trânsito, segundo dados da Organização Mundial de Saúde.

O Governo do Distrito Federal destaca que a adolescente que engravida precocemente enfrenta situação de risco. De fato, o corpo, em formação, não está pronto para uma gestação. O bebê pode nascer prematuro e, na maioria dos casos, há complicações na gravidez e no parto.

Contribuem para a gravidez na adolescência fatores como a pobreza; a falta ou inadequação de modelos de identificação oferecidos pela sociedade, como um enaltecimento da mulher grávida.

Nidia Freitas SalãoEspelho MeuM1tv-indoor, slider

A maior frequências de gravidez na adolescência está relacionada a falta de informação e mau uso dos métodos anticoncepcionais. Certo que sua ocorrência é maior em pessoas de baixa escolaridade.
Apesar de os adolescentes possuirem conhecimento dos métodos anticoncepcionais existentes, eles desconhecem como se prevenir. Desse modo, desconhecendo o funcionamento de cada método, utilizam-o de forma incorreta.

 

Fonte:EBC

 

 

Veja também:

Candidatos têm até hoje para participar da lista de espera do Sisu

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria:

One thought on “Gravidez na adolescência : Campanha para prevenção

Comments are closed.