Câmeras de celular vão substituir as profissionais?

Compartilhe essa matéria:

Os smartphones a cada ano que passa estão sempre em evolução como aumento de memória. Sem dúvida, melhoria de tela, maior resistência a água e poeira entre outras diversas características. Mas em meio dessas evoluções há uma que está chamando a atenção das pessoas pela qualidade em um pequeno espaço de hardware. As câmeras de celulares estão deixando amantes pela fotografia de queixo caído. Até alguns profissionais no ramo já se perguntam onde essa evolução toda vai parar.

Onde tudo começou

Já imaginou tirar uma foto pelo celular com uma câmera de 0,11 megapixel? Era essa resolução que primeiro celular com uma câmera acoplada tinha. Lançado em 2000, o J-phone foi marcado como o primeiro celular que vinha equipado com câmera! E a partir de então, o quesito fotografia em celulares não parou mais de progredir!

câmeras

As Primeiras evoluções das câmeras

A mais ou menos 11 anos atrás, a Apple, lançava o seu primeiro smartphone, o Iphone. Considerado revolucionário na época, mas com uma modesta câmera de 2 megapixels. Era uma das melhores câmeras de celular do mercado. Só perdia para a Nokia com o N95 que tinha surpreendentes 5 megapixels!

Em 2013, a Nokia surpreende a todos novamente com um salto gigantesco na qualidade de câmeras com nada menos que 41 megapixels, sim! Você não leu errado! 41 megapixels na parte traseira do smartphone e que há pouco tempo ainda era recordista de maior sensor fotográfico acoplado em um celular.

Nos últimos anos

Com o avanço da tecnologia, algumas características interessantes chegaram para melhorar a experiência fotográfica em smartphones: a inteligência artificial entrou em cena e trouxe melhorias nas câmeras com o modo retrato, que embaça o fundo dando a imagem um efeito Bokeh nas fotos. Que até então só víamos isso em equipamentos profissionais! As lentes duplas surgiram, afim de obter maior qualidade no resultado final das fotos, ganharam popularidade a partir do Iphone 7 em 2016 mas já estavam no mercado desde 2014 e as selfies viraram febre nos últimos anos pelo fato das câmeras frontais também evoluírem com o passar dos anos.

Como está hoje?

Ano passado, 2018, tivemos lançamentos que já migram para o exagero, como por exemplo a Huawei, empresa asiática que lançou o P20 pro e Mate 20 pro, smartphones com 3 lentes traseiras com altas resoluções e lentes com selo da Leica e a empresa Protruly com o V10s que trás uma câmera em 360 graus acoplada ao smartphone!

 

Eis a grande questão: Câmeras de celulares podem substituir ou não?

Existem muitos fotógrafos por aí de cabelo em pé com essa evolução exorbitante. De fato, imaginando a extinção das câmeras profissionais. Entretanto, a resposta mais correta para essa pergunta é NÃO! As câmeras de celulares não vão substituir as digitais como as DSLRs por exemplo, e está muito longe disso!

Na fotografia existem diversas miniáreas de especialização e em nenhuma delas um smartphone pode se comparar a uma DSLR. A telefotografia ou a fotografia noturna são apenas dois exemplos que para serem realizadas, precisam de recursos que só uma profissional pode entregar.

Desse modo, vale lembrar que hoje as câmeras e sensores dos celulares são otimizadas por software, ou seja, aplicativos e programas que fazem com que a qualidade “pareça” equivalente as câmeras profissionais. De fato, com isso dão a impressão de serem melhores.

E esse avanço da tecnologia, não apenas afetou os smartphones, mas também as câmeras profissionais também. Hoje temos equipamentos fotográficos com touchscreem, telas articuladas, sensores com centenas pontos de foco, resoluções altíssimas. Além disso, conexões de Bluetooth, WiFi e NFC, gravações de vídeos em 4K, lentes com longos alcances, popularização das câmeras Mirrorless e muito mais.

Veja também:

Técnicas fotográficas: leve suas fotos a um outro nível!

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria:

One thought on “Câmeras de celular vão substituir as profissionais?

Comments are closed.