Andador infantil

Andador de bebê um atraso – altamente prejudicial

Compartilhe essa matéria:

Andador de bebê 👶:  um atraso na vida deles.

Como é lindo ver seu bebê com maior liberdade de explorar o espaço mesmo quando ainda não anda, mas usa um andador. O grande erro dos pais — em seu total desconhecimento — é achar que esse aparelho ajudará no aprendizado da criança ao começar a andar. Isso não é verdade. Com efeito, o andador traz prejuízos no desenvolvimento psicomotor do bebê.

Andador de bebê
Este é prejudicial ao bebê.

 

Porque será que não é bom? Por vários motivos. A criança desde o nascimento passa por etapas do desenvolvimento em que cada fase serve de base para próxima. Primeiro sustenta a cabeça, depois rola o corpo para os dois lados, se arrasta de barriga para baixo, senta com apoio, depois sem apoio, engatinha, ficam em pé para então começar os primeiros passinhos.

Em todo desenvolvimento motor e de equilíbrio a criança explora o ambiente e os objetos em sua volta, desenvolvendo paralelamente o aspecto neurológico. O bebê tenta alcançar objetos, observa os adultos e suas ações e imita.

O andador força a criança a pular várias dessas etapas essenciais para o desenvolvimento. Ele, por exemplo, não deixa a criança experimentar os “tombinhos” naturais do início do aprendizado do caminhar e, assim, a aquisição do equilíbrio é limitado e pode ainda deformar a estrutura óssea da perna.

Andador de bebê

 

A Falsa liberdade

A sensação de liberdade que o andador oferece é ilusão, pois ele não deixe a criança explorar adequadamente o espaço em que está. Um simples objeto no chão e que desperte a atenção do bebê torna-se algo inalcançável para o pequenino já que o aparelho não oferece condições para que o bebê pegue e conheça a peça.

Andador infantil

Já o bebê que não usa o andador poderá sentar-se no chão, engatinhar-se ou ir se apoiando nos móveis até chegar ao objeto desejado. Lembre-se: enquanto manuseia objetos e brinquedos, o bebê está desenvolvendo seu cérebro.

Veja como uma coisa puxa outra. O que pode ocorrer também com as crianças que usam o andador é a falta de estímulos pelos pais. Visto que a criança gosta do andador por lhe possibilitar uma movimentação mais rápido, e elas ficam mais quietas. Dessa maneira, elas brincam sozinhas, sendo “esquecidas“ pelos pais. Essa falta de estímulo pelos pais pode causar uma deficiência no desenvolvimento neurológico.

Os acidentes que podem provocar graves lesões nas crianças são outro problema relacionado ao uso do andador. Os acidentes mais comuns são os tombos quando as criança usam os pés para se impulsionarem para trás e batem a cabeça. Acrescente-se também as quedas em degraus.

Andador é Prejudicial

De tão prejudiciais e perigosos para as crianças, a venda desse equipamento em países como Canadá já é proibida.
pois o seu uso compromete muito o desenvolvimento global das crianças. Desse modo, os pais devem pensar nas consequências do andador antes de comprá-los.

Obs: Este artigo trata dos andadores onde as crianças ficam “ sentadas “. Os andadores “moderno “ são aqueles onde a criança utiliza-o apenas para apoiar-se, como se estivesse empurrando um carrinho de supermercado. Para esses não há restrição.

 

Fonte: Pestalozzi de Maricá           

A Missão da Pestalozzi de Maricá é oferecer atendimento multiprofissional com ética, responsabilidade social e auto-sustentação, visando à integração social, contribuindo para melhorar a qualidade de vida do ser humano, promovendo o exercício pleno da cidadania. Destinada a crianças e adolescentes com deficiência intelectual e distúrbios do desenvolvimento.

 
Veja também:

==> https://m1newstv.com/associacao-pestalozzi-de-marica/

==> Karla Valéria de Aguiar Moraes Psicopedagogia, Neurociência pedagógica, Psicomotricidade e Arteterapia.                                    

       

 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: