ambiente, HIV, doença recorrente

Ambiente e Doenças Emergentes e Reemergentes

Compartilhe essa matéria:

4º Encontro de Conhecimento e Cultura

Com efeito, “ Ambiente e Doenças Emergentes e Reemergentes “será o 4º Encontro de Conhecimento e Cultura. Semelhantemente ao 2º e 3º Encontros, será realizado no Moto Clube Abençoados, no dia 26/1/2019, das 9:00hs às 12hs. Assim sendo, o endereço é Av. Eugênio José Dias S/N Lt.07. Em suma, o Moto Clube Abençoados fica em São José do ImbassaíMaricá, RJ (antiga Rua Palmira de Carvalho).

 

Nova Sideral sliderQuiosque Garota de Maricá

 

Do Evento:

Dentro da propósito  de construir propostas para uma cidade com qualidade de vida, a análise do nosso ecossistema e dos aspectos de transformação sofridos são fundamentais para a prevenção de doenças em nosso município.

Por certo, é sabida a importância do meio ambiente no processo de emergência e reemergência de doenças. Desse modo, serão analisados neste evento vários exemplos de alterações no meio ambiente que levaram a impactos danosos, não apenas na saúde do homem, como também na dos animais.

Dos Conferencistas:

Primeiramente, Dra. Leila Macedo: PHD em Microbiologia e Biossegurança

ambiente, Lelia Macedo, moção
Dra. Leila Macedo, na Câmara dos Vereadores de Maricá, recebe moção honrosa por sua contribuição na área de Microbiologia, Imunologia e Biossegurança em 17/10/2018.

Inquestionavelmente, a palestrante é uma pessoa consagrada internacionalmente. Antes de mais nada, Dra.Leila Macedo é Ph D em Microbiologia e Biossegurança. E, atualmente, atua como Consultora Internacional nesta área, após ter desenvolvido trabalho no Brasil e no exterior ao longo de 38 anos. Além disso, é a única cientista premiada com o Prêmio Internacional de Heroína da Biossegurança. Semelhantemente, a ilustre moradora de Maricá recebeu o Prêmio Norman Borlaug 2018 de Sustentabilidade, além de menção honrosa na Câmara dos Vereadores de Maricá.

Abordará em sua palestra o surgimento de doenças e suas associações com as questões ambientais no Município de Maricá.

 

 

 

A seguir, Márcia Benevides Leal: pesquisadora independente dos problemas do ambiente de Maricá

sustentabilidade, ambiente
Márcia Benevides Leal – Pesquisadora Independente dos problemas ambientais de Maricá.

Márcia Benevides Leal veio morar em ItaipuaçuMaricá/RJ, no início de 2000. A princípio, não tinha nenhum conhecimento sobre planícies costeiras, sistemas lagunares e muito menos dos perigos da Região da Serra do Mar. Além disso, desconhecia uma praia de tombo. No entanto, foi preciso aprender após uma inundação ocorrida em seu quintal em Dezembro de 2005.

Como resultado, Márcia passou de uma simples moradora que escolheu um terreno e mandou construir uma casa, para a condição de pesquisadora independente da cronologia Histórica e Geográfica. Afinal, tornou-se pesquisadora não apenas do município de Maricá, como também de grande parte do litoral brasileiro. Sem dúvida, desde o sul da Bahia até a parte norte do Litoral de SP.

Afinal, depois de conseguir relacionar dados históricos aos geográficos, com ajuda de funcionários dos Arquivos Públicos ; foi preciso entrar no setor da extração mineral para saber como mudaram os dados cartográficos, colocando milhões de cidadãos em situação de risco.

Enfim, abordará em sua palestra algumas das transformações sofridas pelo município de Maricá tecendo comentários aos fatos apresentados pela Dra. Leila Macedo.

RV JestSkiAndrea Luz, Espaço Saúde Luzm1newstv, cara limpa

 

Enfim, 4º Encontro de Conhecimento e Cultura

Data: 26/1/2019 Horário: das 9:00hs às 12hs
Local: Moto Clube Abençoados
Endereço: Av. Eugênio José Dias S/N Lt.07, São José do Imbassaí, Maricá, RJ (antiga Rua Palmira de Carvalho)
Confirmar presença por Whatsapp: 21-99741-7501
Coordenação: César Augusto (Cesinha)

Foto Destaque: Micrografia eletrônica de varredura de HIV-1, em cor verde, saindo de um linfócito cultivado. ( C. Goldsmith Content Providers: CDC/ C. Goldsmith, P. Feorino, E. L. Palmer, W. R. McManus – This media comes from the Centers for Disease Control and Prevention’s Public Health Image Library (PHIL).

 

Veja também:

====> Ministério da Saúde confirma 677 casos de sarampo no Brasil. Campanha Nacional de Vacinação inicia em agosto.

====> Surto de sarampo volta a ameaçar o Brasil

====> Campanha de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite encerra na próxima sexta-feira (31)

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: