sustentável

Sustentável e saudável – Semana Mundial da Alimentação

Compartilhe essa matéria:

“Até 2030, reduzir para metade o desperdício de alimentos per capita (…) do consumidor, e reduzir o desperdício de alimentos ao longo das cadeias de produção e abastecimento.”(Agenda 2030 – ONU, 2015)

O trecho acima é uma das metas para assegurar padrões de produção e de consumo sustentável. E, primeiramente, constitui Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Agenda para 2030. De fato, na prática foi desenvolvida para orientar as políticas públicas, nos próximos 15 anos.

sustentável
Desperdício de alimentos no Brasil e seus fatores.

Sabe-se que o desperdício de alimentos no Brasil e no mundo advém de inúmeros fatores, a saber:

  • sociais,
  • históricos,
  • culturais e
  • até de lógicas comerciais capitalistas, que priorizam o alimento perfeito nos moldes econômicos.

O desperdício de alimentos interfere também na edificação de um sistema alimentar socialmente e economicamente sustentável.(Novo Guia Alimentar para a População Brasileira, 2014).

Desperdício que poderia alimentar milhões de pessoas

sustentável
Comida desperdiçada no varejo poderia alimentar milhões de pessoas que sofrem fome.

Segundo as Nações Unidas, cerca de um terço de todos os alimentos é perdido ou desperdiçado em todo o mundo, em processos que envolvem desde a produção da comida até o seu consumo.

De acordo com Dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) apontam que o consumo humano é o segmento em que há mais desperdício, representando 28% do total. Segundo a FAO, a comida desperdiçada no varejo, que representa 17% do total perdido. Em suma, poderia satisfazer as necessidades alimentícias de mais de 30 milhões de pessoas que vivem na região, o equivalente a 65% dos indivíduos que sofrem fome. Certamente, há diversas práticas para diminuir esse desperdício. A mais indicada delas, de acordo com a ONG Banco de Alimentos, é o chamado Aproveitamento Integral dos Alimentos (AIA).

Ação sustentável: Aproveitamento Integral dos Alimentos

Pode-se entender o Aproveitamento Integral dos Alimentos como uma ação de sustentabilidade. Além disso, é também uma forma de utilizar melhor o alimento, potencializando suas qualidades nutritivas. Pois, grandes teores de vitaminas, minerais e fibras são encontrados nas sementes, nas cascas e nos bagaços dos alimentos.

sustentável

Um suco de abacaxi, por exemplo, pode ser preparado com a polpa e casca, ou utilizadas separadamente – como um suco de casca do abacaxi. Assim, ao utilizar o alimento em sua totalidade, é preciso pensar em soluções, sugestões e receitas criativas. Neste momento, o campo da Gastronomia se encaixa de forma perfeita a esse propósito.

Para que a alimentação sustentável seja realizada com mais ações para um maior alcance da sustentabilidade, um conjunto de estratégias pode ser realizado a partir de parcerias que reúnam uma grande diversidade de interesses e preocupações. Porém, a responsabilidade do governo, sociedade civil, setor privado e comunidades locais precisam demonstrar seus respectivos compromissos em aprender a viver sustentavelmente.

Desperdício cultural dos alimentos: problema a ser revertido

sustentável
Desperdício e descarte é problema cultural.

Por que estamos jogando tanto alimento no lixo? A raiz do problema do desperdício de alimentos também é cultural. O descarte dessas partes chamadas de “não convencionais” não deixa de ser uma forma de preconceito, que independe de fatores econômicos ou classe social, muitas vezes são associados a restos de comida. O aproveitamento integral dos alimentos é um campo de grandes descobertas, essenciais na discussão da promoção da sustentabilidade e da segurança alimentar e nutricional.

Uma parte da solução poderia se dar quando mais pessoas, como chefs , nutricionistas, restaurantes, escolas, instituições públicas e privadas que produzem comida utilizarem a prática do aproveitamento integral dos alimentos. A transformação de sementes, folhas, cascas e polpas em farinhas ou a utilização de bagaços, cascas e sementes trituradas podem dar estrutura e enriquecimento nutricional a receitas de bolos, tortas e pães.

Acima de tudo, participação da família na busca da alimentação saudável e sustentável

sustentável
Toda a família tem que se preocupar com uma alimentação saudável e sustentável.

Um outro ponto fundamental dentro dessa esfera da alimentação sustentável é a participação das famílias, em casa, na comunidade e na escola. A família precisa ser responsável em acompanhar não só a sustentabilidade, como também a qualidade da alimentação. Ademais, isso não é responsabilidade só das mulheres, é de todos os componentes da família. De fato, todos precisam cuidar para que se tenha uma alimentação saudável, além de sustentável.

O aproveitamento integral dos alimentos, além de auxiliar no combate à fome, reduz a produção de lixo, uma vez que no Brasil a maior parte do lixo é composta por alimentos, cerca de 65% de nosso lixo é orgânico. Inegavelmente, se não tratado, o lixo gera o chorume, que polui as nossas águas. Este lixo também promove a liberação de gás metano. Desse modo também colabora com o aumento do efeito estufa e, logo com as alterações climáticas.

sustentável
Mudança de atitude, consumo mais consciente.

O grande desafio é estimular mudanças de atitude e comportamento nas pessoas. Desse modo, a reflexão sobre a questão da alimentação sustentável objetiva provocar o sentimento de consumo mais consciente. Então, vale lembrar que o nosso alimento também faz parte do patrimônio cultural e demográfico, e da forma como vivemos.

 

Veja também:

===> Nutricionista – e a preocupação com a saúde das pessoas

===> A política te estressa? Não deixe isso atrapalhar a sua alimentação!

 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: