água potável e esgoto

Água potável e esgoto para Maricá anunciados

Compartilhe essa matéria:

Sanemar anuncia planejamento para levar água potável e esgoto para áreas de Maricá

Antes de mais nada, nessa terça-feira (10/09) foi realizada reunião de apresentação das atividades da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar). A reunião ocorreu no Espaço Sal da Terra, centro de Maricá. Sendo assim, foram detalhados os projetos da autarquia municipal para levar água potável e tratamento de esgoto a áreas ainda não beneficiadas da cidade. 

 

Ações prioritárias da Sanemar referentes à água potável:

 

Durante a apresentação, o presidente da Sanemar, Edes Oliveira, falou sobre as ações prioritárias da empresa.

 

Desse modo, no que ser refere à água potável, foi informada:

 

  • instalação de uma rede adutora de 26 km de extensão, que vai captar 100 litros por segundo de  água do rio Tanguá no limite entre o município e Rio Bonito;
  • ampliação da rede que hoje atende à região do centro;
  • assentamento de rede para a área de São José de Imbassaí, prevista para começar um ano e meio após a licitação, marcada para novembro;
  • marcada para dezembro, o recebimento nos bairros de Ponta Negra e Cordeirinho de água, com a conclusão da obra da Cedae de captação no rio Badeco.

 

Ações da Sanemar referentes ao esgoto:

 

Na parte de esgoto, o presidente afirmou que vai utilizar os sistemas já existentes, como o do bairro das Pedreiras. Além disso, novos serão construídos, como o que utiliza a chamada ‘captação em tempo seco’ , a saber; coleta feita na rede pluvial, por conta de ligações residenciais, e levada à ETE, tratada e devolvida.

 

Estações de Tratamento

 

A estação da Cedae que atende o Centro tem capacidade de tratar apenas 110 litros por segundo. Assim sendo, é necessária a construção de outra estação ao lado da atual. O estudo da Sanemar avalia que a nova instalação deverá ter entre 250 e 300 litros por segundo de capacidade. A construção de duas novas estações de tratamento, no Centro e em Itaipuaçu, será custeada pelo município.

 

Ainda de acordo com a Sanemar, outro passivo ambiental será resolvido com o Termo de Ajustamento de Conduta assinado pela Petrobras com o estado. A compensação devida pela construção do emissário de efluentes do Comperj é calculada em R$ 410 milhões.  Desse modo, esse recurso será passado pela empresa ao estado; desse modo, através do Instituto Estadual do Ambiente (Inea),  a obra com o município será concluída.

 

As duas ETEs terão capacidade de tratamento de 250 litros/segundo, sendo que a d

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: