Aeroporto de Maricá é a nova rota de voos para plataformas

Compartilhe essa matéria:

A expectativa é de que até o final do ano 15 aeronaves operem no aeroporto de Maricá

A primeira semana das operações offshore no Aeroporto de Maricá foi comemorada pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), responsável pela administração do equipamento. Sem dúvida, o primeiro voo aconteceu na sexta-feira (01/02). Assim, as viagens fazem parte da Operação Piloto que deve durar seis meses. A Aeroleo Táxi Aéreo é a primeira empresa que opera os voos transportando trabalhadores para as plataformas de petróleo localizadas no Campo de Lula, na Bacia de Santos.

Antes de mais nada, uma aeronave AW139 faz o transporte diário de 15 passageiros por voo. Entretanto, em cerca de 10 dias, um segundo helicóptero será agregado ao trabalho. Atualmente, os voos têm basicamente como destinos principais as plataformas NS33 e SS77.

Continua após publicidade

 

O Aeroporto de Maricá está numa localização privilegiada. De fato, a apenas 200 km em linha reta dos campos do pré-sal da Bacia de Santos. Desse modo, trata-se da menor distância entre o continente e as plataformas dos Campos de Lula e Libra.

Investimentos 

A Codemar e a Prefeitura de Maricá investiram em uma estação EPTA CAT “A”, estação meteorológica e rádios comunicadores aeronáuticos. Todo sistema de comunicação já está integrado aos aeroportos do Galeão e Santos Dumont, no Rio. Por certo, através da frequência Rádio Maricá (RDO-MI).

Continua após publicidade

RV JestSkiAndrea Luz, Espaço Saúde Luzm1newstv, cara limpa

 

O Terminal de Passageiros foi construído nos moldes para atender a operação offshore com equipamentos para inspeção dos passageiros. Com efeito, são detectores de metais e raio-x para inspeção de bagagens, salas de briefing. Além disso, sala de revista, VIP e check-in.

Toda infraestrutura do aeroporto de Maricá está homologada e autorizada pela Agência Nacional de Aviação (Anac) e demais órgãos fiscalizadores. O aeroporto conta ainda com rebocador de aeronaves, hangar para estacionamento e abastecimento em querosene de aviação.

Aeroporto

“Cada aeronave realizará seis voos diários (sendo três partidas e três chegadas). Acreditamos que em junho, já estaremos operando de sete a oito aeronaves. Até o final do ano, a expectativa é chegar a 15. O que nos dará, em média, o transporte diário de 1.500 passageiros”, explica José Orlando Dias, presidente da Codemar.

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, acompanhou o início das operações. Além disso, ressaltando que Maricá será polo do desenvolvimento regional, Fabiano declarou:

“O início das operações de táxi aéreo no nosso aeroporto, levando e trazendo trabalhadores às plataformas do pré-sal gerará recursos, empregos e muito movimento na economia local”.

Petrobras e Maricá

Enfim, o período de testes da Operação Piloto, requisito para efetivação da operação offshore em Maricá, deve acontecer até 31 de julho. O presidente da Codemar também assinou um contrato com a Petrobras sobre execução de serviços aeroportuários e gestão do processamento de passageiros, além de inspeção de embarque e desembarque. A empresa investiu na qualificação profissional de agentes que vão atuar nos canais de inspeção. Enfim, cerca 150 pessoas, entre funcionários da própria Codemar e empresas contratadas, atuam no aeroporto.

Rosa Pestalozzi sliderBoechat slider

 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: