Festa da Pesca

Festa da Pesca de Maricá em Itaipuaçu – 47ª edição

Compartilhe essa matéria:

Festa da Pesca de Maricá : Uma das maiores da América Latina

Antes de mais nada, a 47ª Festa da Pesca de Maricá  é composta de uma prova de pesca de praia, em duas etapas de 04 horas. Assim, a primeira será no sábado (04/05/2019), das 14 às 18 h e a segunda no domingo (05/05/2019), das 7 às 11 h. Com efeito, as duas etapas serão na Praia de Itaipuaçu – Maricá – RJ.  Além disso, tem como principal objetivo o lazer e a confraternização entre os adeptos da pesca esportiva. De fato, são  aproximadamente 3,2 km de praia ocupada por pescadores. Consequentemente, em relação à Festa da Pesca, Maricá tem uma das maiores da América do Sul.

“Quando a gente só pensa em pescar….alguém sabe dizer se isso é grave?”

 

Festa da Pesca de Maricá

Quem pode participar

Poderão participar pescadores filiados a Clubes de Pesca das Federações filiadas a CBPL -NPB e pescadores convidados.

Categorias:

  • Masculino,
  • Feminino,
  • Juvenil (até 21 anos incompletos) e
  • Sênior (a partir de 55 anos completos).

Com efeito, poderá ser exigida a apresentação da identidade e caso seja constatado fraude na idade o concorrente será sumariamente desclassificado. Acrescente-se que equipes mistas serão consideradas como Masculino.

“Penso, logo, existo! Pesco, logo, vivo!” (Walmir Torres)

Inscrições

A inscrição será no valor de R$150,00(cento e cinquenta reais) + 3 kg de alimentos não perecíveis por trinca. 

Todos os concorrentes deverão portar a Licença da Pesca do Ministério da Pesca, válida na data da prova. Certo que não poderão participar na ausência ou insuficiência do documento.

Acesse aqui o regulamento oficial. 

As inscrições poderão ser feitas através do email, clique aqui.  Além disso, deverá constar as seguintes informações:

  • Nome do Clube,
  • categoria, 
  • o nome dos componentes com respectivo número do CPF.

Importante esclarecer que para efetuar o sorteio dos boxes, o pagamento deverá ser efetuado no local ou na apresentação de comprovante de depósito através do e- mail. Conta para depósito das inscrições: ITAU – AG. 8325 CC. 26169-4 – Gaivotas Clube de Pesca – CNPJ. 30.588.354/0001-60.

O sorteio dos boxes será feito no local da prova, no sábado, a partir das 11:00h.

“Pescar não é ter paciência; ter paciência é a espera entre uma pescaria e outra.” (Kleber Brito Vasconncelos)

 

Pesca

Só serão permitidas as iscas naturais, a saber, camarão, sardinha (filetadas), lula, corrupto, tatuí, sarnambi e minhoca da praia. E peixes reconhecidos pela sua toxicidade ou periculosidade não serão válidos. Entre eles, baiacus (exceção do arara), mangangás, marias da toca, macacos. Semelhantemente, não serão permitidos os cações viola por serem protegidos.

Prêmios

Serão distribuídos troféus e prêmios para os primeiros colocados nas diversas categorias.. Entretanto, o maior prêmio será de todos, visto que será uma oportunidade de lazer em família.

 

 

Festa da Pesca de Maricá

 

Em 2108, Maria da Conceição Araújo Sousa, Sebastião Vigilato do Nascimento (Tião Vigilato) e Luis Felipe Pereira Teixeira foram os grandes campeões. Com efeito, concorrendo pelo Grupo Elite pescaram ao todo 84 peixes. Desse modo, conquistaram o 1º lugar geral, o 1º lugar avulso e 1º lugar masculino. Haja, peixe!!! Aliás, haja troféu!!!

 

festa da pesca 2018
Maria da Conceição Araújo Sousa, Luis Felipe Pereira Teixeira e Sebastião Vigilato do Nascimento (Tião Vigilato).

Embora veterano na pesca (50 anos de dedicação), Tião Vigilato é novato em competição. De fato, há apenas 2 anos Tião participa dos eventos competitivos. De acordo com Tião, Maria e Luís Felipe também competem há 2 e 3 anos. Portanto, Tião afirma:

“sorte de principiantes…extrema sorte…coisa de iniciante mesmo”

 

Será?

      

Tá nervoso? Vem pra cá! Afinal, ainda terão outros eventos, a saber:

Venda de equipamentos e orientações

Sem dúvida, haverá venda de equipamentos e orientações para aqueles que desejam iniciar na prática  da pesca. Por certo que, a ocasião é especial. Afinal, nestes dois dias, nas areias grossas de Itaipuaçu estarão pescadores super experientes. Mas, atenção! Tome cuidado com conversa de pescador!

“Não importa tão grande seja o peixe que você fisgou, se não registrar uma foto, será apenas mais uma historia de pescador.” (Juliano Dela Vedova)

                                                                                                       

 

Shows

No sábado (04/05),  Thiago Dantas, a partir das 19 hs. Thiago Dantas, ou Thiagão, músico desde os 6 anos, se apresenta profissionalmente desde os 18 anos como intérprete e compositor. Rock, reggae, soul, mas com o ouvido firme na MPB, não deixa de lado o romantismo que lhe compete. Então, após um dia de peixe, uma noite de música boa!

 

47 festa da praia
Thiago Dantas

 

No domingo (05/05), a partir das 15 hs, Marianna Cunha, a cantora de Maricá, e seus shows bastante ecléticos, a saber, músicas sertanejas muito pedidas, sambas e pagodes também, principalmente os retrôs. De fato, a bela Marianna gosta de cantar todos os estilos, mas os que predominam são os MPBs e a música pop.

 

47 festa da pesca
Marianna Cunha e Simone Boechat

 

Concurso da Rainha da Pesca

 

Festa da Pesca

Antes de mais nada, estão abertas as inscrições para o concurso da Rainha da Pesca. As candidatas devem ter acima de 15 anos e, por certo, autorização dos pais no caso de serem menores de 18 anos. as inscriçoes podem ser feitas pela Rádio Web, nos telefones (21) 97946-5899 e 96593-2654.

Festa da Pesca Candidatas à Rainha da Pesca
Candidatas à Rainha da Pesca de 2018 – 46 ª Festa da Pesca

 

Passeio ciclístico 

Festa da Pesca

 

Os colecionadores de canecos e de histórias

 

festa da pesca
Canecos da Festa da Pesca de Roberto (Gaviões).
Roberto dos Gaviões de Itaipuaçu

É isso aí, Roberto dos Gaviões de Itaipuaçu participa desde a 2ª Festa da Pesca! E, coleciona os canecos, com todo amor. Mais do que isso, exibe seus prêmios de participação! Em 1972, Roberto veio com amigos, do Rio de Janeiro,  participar da 2ª edição do evento na boléia de um caminhão, do tipo pau de arara. Assim, conheceu Itaipuaçu, amou e resolveu ficar e se mudou!  

Roberto Friedrich

Outro atleta de peso é Roberto Friedrich, que participa desde 1976,  e possui fatos e fotos antiga memoráveis da paixão pela confraternização. Inclusive, organizou a 10ª Festa da Pesca em 1982. 

Rodrigo Couto Melo

Semelhantemente, Rodrigo Couto Melo, outro grande nome, foi atleta do Gaivotas Clube de Pesca e organizador da gincana. Desse modo, pescou em competição de 1993 a 2016 – 23 anos. Hoje, ele informa estar “aposentado” das competições. Entretanto, pesca como equipe avulsa, a saber, a Equipe de Pesca Veneno. Com efeito, tem a pesca no sangue, pescador experiente e cheio de histórias para contar aos principiantes. 

De acordo com Rodrigo:

“e…bota história nisso!”

 

Então, tá esperando o que??? Participe, será um dia inesquecível, aliás, para qualquer pescador:

 

“o pior dia de pesca é melhor do que um dia sem pesca”. rsrsrsrs…..  

 

Praia de Itaipuaçu – Rua 1, com Av. Beira Mar – Bar Budweiser – Maricá – RJ. 

 

Então, quer ter uma ideia do que vem a ser relaxar na praia? 

 

 

Enfim, a M1News agradece aos amigos pescadores que gentilmente permitiram a divulgação de suas fotos. Desse modo, preparamos no nosso facebook um álbum com essas fotografias. Veja aqui. 

Obrigada, Cláudio Rocha, José Maria Pose Lois, Maria da Conceição Araújo Sousa, Roberto Friedrich, Roberto dos Gaviões de Itaipuaçu, Rodrigo Couto Melo.

 

“A melhor parte da pescaria é quando ela acaba… e já começamos a combinar a próxima.” (Walterson Urias Messias)

Enfim, veja também:

 

>>>>>> Gaivotas Clube de pesca, Campeão Mundial de Maricá, em busca de mais uma vitória.

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: