2° Encontro Nacional de Mulheres

2° Encontro Nacional de Mulheres na Roda de Samba

Compartilhe essa matéria:

2° Encontro Nacional de Mulheres na Roda de Samba Ano Leci Brandão

Na próxima semana, no dia 09 de novembro, sábado, acontecerá o 2° Encontro Nacional de Mulheres na Roda de Samba. Então, através deste encontro, musicistas, cantoras, compositoras, produtoras, fotógrafas, cinegrafistas, DJ, operadoras e técnicas do samba se reunirão.

Assim, este será o segundo ano em que ocorrerá o evento, que teve sua primeira edição realizada em 24 de novembro do ano passado. A saber, o projeto visa unir as rodas de samba femininas, assim como cantoras e instrumentistas de samba, de todo o país. Com isso, ele cria uma rede entre as artistas e aumenta as trocas culturais. Além disso, ele aumenta a visibilidade e a divulgação para o público da força feminina do samba.

 

Evento dedicado à cantora e compositora Leci Brandão

O 2° Encontro Nacional de Mulheres na Roda de Samba, assim com o primeiro, foi idealizado pela cantora Dorina Barros. E, esta edição, será dedicada à cantora e compositora Leci Brandão. Mas, cada edição trará o nome de uma personalidade que teve suma importância para a resistência da mulher no samba. Sendo assim, neste ano, o evento conta com a participação de mais de 400 artistas em todo território nacional e cidades internacionais.

 

A saber, o encontro acontece simultaneamente em diversas cidades brasileiras, estão entre elas: Aracaju; Belém; Belo Horizonte; Brasília; Campinas; Cuiabá; Curitiba; Florianópolis; Fortaleza; Goiânia; João Pessoa; Juiz de Fora; Londrina; Maceió; Maricá; Natal; Pará, Paraíba, Porto Alegre; Recife; Rio de Janeiro; Rio Grande do Norte; Salvador; São José do Rio Preto; São Luís; São Paulo; Vitória e Volta Redonda. Ele também ocorrerá nas cidades internacionais de La Plata (Argentina), Lisboa (Portugal) e Florença (Itália).

 

Abertura do Evento

Então, a abertura oficial acontecerá às 17h, com transmissão simultânea ao vivo de todos os Estados. No entanto, antes da abertura da roda de samba, algumas cidades irão apresentar exposição artística, sarau de poesia e uma roda debate com profissionais e pesquisadores sobre o empoderamento feminino e temas relacionados à participação da mulher no universo do samba. Logo após a abertura oficial do evento, o público irá conferir 5h seguidas, sem interrupção, em que os grupos irão se revezar, com substituições regulares até o final do evento.

 

2° Encontro Nacional de Mulheres na Roda de Samba em Itaipuaçu

Em Itaipuaçu, o evento que irá ocorrer dia 09 de novembro, acontecerá na casa de shows Tô em Kza. A Tô em Kza fica situada na Rua Professor Cardoso de Menezes, antiga Rua 1 (entre a Rua 39 e a Avenida 2).

 

É importante ressaltar a participação da nossa querida cantora Jô Borges neste evento. Além de sempre elevar e levar o nome de nossa cidade por onde passa com o seu talento, Jô Borges também está contribuindo para a realização deste evento em Maricá.

Além disso, já estão confirmadas as participações das cantoras:

 

Emira Ramos

2° Encontro Nacional de Mulheres

Atualmente, a cantora e intérprete, Emira Ramos, nascida em Duque de Caxias, mora em Maricá. Desde sua infância é apaixonada pela arte. Assim, começou no teatro aos 9 anos e aos 23 anos começou a trabalhar expressivamente com a música.

Então, todo o seu amor pela música junto com sua autenticidade e energia tem garantido diversos convites de trabalho nos espaços culturais.

 

Linda Baobá

A cantora e compositora, Linda Baobá, busca através do seu trabalho o resgate da ancestralidade africana da música brasileira, através do Samba de Raiz, passando pelo jongo e pelas canções de terreiro.

Além disso, Linda participou e participa de vários projetos culturais e de fortalecimento do Samba nosso de cada dia. Assim, atualmente, ela participa do Compositores e Amigos de Bezerra da Silva, que tem como idealizador o Compositor Roxinho Cardoso. Desta forma, o projeto além de procurar manter a memória de Bezerra da Silva viva, abre espaço para os novos talentos .

 

Convite mais que especial

Então, fica aí registrado o nosso convite para que você possa contribuir com este evento, que além de valorizar a mulher no mundo do samba, ele também irá reunir mulheres talentosíssimas de Maricá que possuem um trabalho ímpar. Elas trabalham com tanta seriedade e dignidade e, por isso, merecem nosso apoio neste dia especial para elas.

 

Enfim, veja também: Natal Iluminado vai encher Maricá de luzes

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: